quarta-feira, agosto 03, 2011

Escolinha de Futsal, um sucesso alternativo 
Crianças e Adolescentes de 06 á 16 anos treinam aos fins de semana


Em Capelinha, a escolinha de futebol de salão, que é comandada pelo professor Sebastião Carlos Vulgarmente conhecido como “Tiãozinho Treinador”, vem atendendo em média cerca de 50 crianças e adolescentes, ente meninos e meninas na faixa de seis a 16 anos.
 
    Conhecida por escolinha de Futebol Grêmio Capelinhense, “Tiãozinho Treinador” conta que trabalha nos fins de semana. No Sábado, o trabalho se inicia ás 10 horas e encerram as 13:00 já no Domingo de 15:00 às 17h00, e todos os alunos devem mostrar bom desempenho nas escolas que freqüentam.
 
    Com as atividades sócias recreativas e esportivas desempenhadas pelo professor, Alguns já se destacam na Escolinha, São eles, Jonatas de 13 e Renan de 11 ambos do Bairro Cidade Nova, Tássio de 11 do Centro e Lidiomar de 14 do Bairro Piedade, o garoto Iham de 10 do Bairro Aparecida e o pré adolescente Willian de 11 anos do Bairro Maria Lúcia. Outro destaque é o garoto Cleuber de 12 anos da Comunidade Rural Santo Antonio do Fanado que todos os sábados usa o ônibus da feira para vir treinar.
 
    Sem o apoio da Prefeitura e Secretaria de Esportes, a escolinha que funciona nas duas quadras da escola Antônio Lago, tem o apoio da direção de escola, comerciantes e dos pais dos atletas que mensalmente colaboram com R$ 10,00.

  Gastronomia, Artesanato, Musicalidade e Xadrez

Hélio Silva 
Foto: Loja Proart de Capelinha
Depois de vários anos de sonhos, Capelinha começa a despertar para sua Cultura local. Proporcionando três opções diferenciadas de cultura, a cidade agora conta com uma loja de Artesanato, Bar Gastronômico e o CriaSom Instituto Cultural.

Por coincidência, os três locais estão próximos o que está fazendo com que a região seja conhecida como “Área da Cultura” e deve ganhar mais adeptos com o interesse de diversos segmentos culturais cogitarem Inaugurações e mudanças para esta área.

Foi por isso, que o Jornal A Cidade foi conhecer estes locais e hoje em primeira mão, está convidando o leitor para uma abertura dos novos espaços culturais de Capelinha. 

Loja da Proarte Supera Expectativas

Depois de muita luta, a recém inaugurada loja de Artesanato em Capelinha já é sucesso em vendas superando as expectativas e gerando renda para os Membros da Associação ProArte que tem como Presidente Vicência Magalhães, que há anos vem sendo destaque em promover a Cultura de Capelinha.
Com o apoio da Prefeitura, Artesãos da de Capelinha mostram o que sabem fazer de melhor, trazendo um pouco do artesanato para os Capelinhenses e visitantes. 

Quem deseja decorar sua casa ou presentear alguém, vai encontrar uma linha diversificada de produtos e utensílios cotidianos. Bolsas, Potes,Copos, Arte em Barro, Colchas de retalho e Viola são alguns dos produtos que você encontrará na Loja da Proarte.

O Local que está localizado em frente à Assistência funciona à rua capitão Clementino, 113 no Centro de Capelinha de Segunda a Sábado de 08:00 ás 17h00.

Musica, Xadrez e Luthearia


“O antigo ainda é novo”, é com essas palavras que o Proprietário do Instituto Cultural CriAsom, Leonar Barbosa, define os 4 meses de funcionamento do espaço.

Foto:Instituto Cultural CriAsom
Com o intuito de criar acessibilidade Musical, Cultural e Artistica para a população de Capelinha, o local agrega várias atividades que vão desde o Jogo de Xadrez até a Construção de um instrumento musical.
O Curso de Lutheria apoiado pelo Banco do Nordeste conta com 12 alunos que durante 3 dias na semana dedicam parte do seu tempo para conhecer o oficio da construção de instrumentos artesanalmente com acabamento e resposta sonora de grandes Luthiers.

Criando também senso critico através do Xadrez que vem ganhando a cada dia mais adeptos, vários jogadores da cidade se encontram no espaço para aperfeiçoar suas técnicas e aqueles que ainda não conhecem sempre contam com o auxilio de aprendizagem do instrutor Luis Felipe.  

A Música também tem espaço especial no Criasom desde o espaço para a interação até á formação disponibilizando instrumentos para visitantes que desejam desconstrair-se musicalmente.  A Formação conta com os melhores Profissionais da área, sendo o Cantor e Compositor Jederson Cordeiro, Guitarristas Pedro Deon e Dione Luiz.

Para quem quiser conhecer o Instituto CriaSom, a casa está localizada à rua Juscelino Barbosa, 74 no centro de Capelinha.