segunda-feira, fevereiro 13, 2012

INÍCIO DOS CURSOS GRATUITOS DA ESCOLA MÓVEL SESI – SENAI

Fátima Santos 

Aconteceu hoje, às 09 horas da manhã, na Praça de Esportes de Capelinha, a cerimônia de abertura oficial dos cursos oferecidos pelo Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através do Programa Escola SESI-SENAI, numa parceria firmada com a Prefeitura e Câmara Municipal de Capelinha.

Ao todo foram ofertadas 530 vagas, sendo destinado um total de dez por cento aos portadores de necessidades especiais. Os cursos foram divididos em turmas nos períodos da manhã e tarde (das 08 às 12 horas e das 13:30 às 17:30), onde serão ministradas aulas de costura, eletricista, encanador, mecânico de motos, pedreiro, curso básico de português, educação e sustentabilidade, bijuteria, bordado e decoupage em madeira. Os alunos receberão certificados ao término dos cursos e estarão aptos para serem inseridos no mercado de trabalho.

As peças confeccionadas durante o Curso de Costureira serão doadas às vítimas de enchentes.

A cerimônia contou com a participação do Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Gustavo Vieira Silva, primeira dama, Maria da Conceição Vieira, presidente da Câmara, Laerte Ferreira dos Santos, Secretário Municipal de Planejamento, Dailton Guedes, Gerente da Escola Móvel SESI – SENAI, Levindo Araújo Costa, consultor do Programa, Jairo Antunes, Gerente do SENAI do Alto Jequitinhonha, Maria Etelvina Andrade Câmara e do empresário Lafaiete Ferreira dos Santos, da Retífica Aranãs. O empresário há seis meses visitou a FIEMG, onde ficou conhecendo o Programa de cursos itinerantes e, desde então, buscou os Órgãos competentes para que Capelinha pudesse receber a Escola Móvel SESI-SENAI.

Capelinha é a quinta cidade que recebe a estrutura completa da Escola Móvel que compreende 06 salas de aula, 03 laboratórios, 02 almoxarifados e 01 sala administrativa com uma equipe composta por 08 professores, 02 consultores, 01 analista de projetos, 01 assistente administrativo, 01 gerente e 01 pedagoga. Anteriormente essa mesma unidade visitou as localidades de Capim Branco, Confins, Mateus Leme e Lagoa Santa.

Levindo Araújo Costa ressaltou a qualidade dos cursos que estão sendo oferecidos para a comunidade capelinhense, proporcionando qualificação profissional e geração de renda e ainda reforçou o sucesso da parceria, pois não seria possível ter esse sonho concretizado sem o apoio da Prefeitura Municipal de Capelinha.

Maria Etelvina disse durante a cerimônia que não mediu esforços para que Capelinha fosse contemplada com o Programa por acreditar no potencial da cidade e conhecer a realidade de diversas pessoas que necessitam de qualificação profissional.

Capelinha terá voos paronâmicos no Carnaval e no aniversário da cidade

Uma boa opção para quem não vai sair de Capelinha no Carnaval é curtir um vôo panorâmico no céu da cidade. A iniciativa é do piloto Alan Matos, que atualmente reside em Capelinha e pilota a aeronave da Super Safra, além de possuir um avião próprio para viagens e vôos paronâmicos em cidades da região. 

Segundo Alan Matos, seu avião poderá ser alugado para vôos panorâmicos em Capelinha durante os dias do Carnaval e no fim de semana comemorativo ao aniversário da cidade. A aeronave estará disponível no Aeroporto de Capelinha a partir deste sábado de Carnaval (18/02) até o domingo, dia 26.

 A aeronave tem capacidade para três passageiros durante cada vôo panorâmico. Os interessados podem também manter contato direto com o piloto Alan matos pelo celular: (33) 9108.6662.    

Fonte: Aranãs FM