terça-feira, setembro 21, 2010

Comunicação Digital O Bem ou o Mal do Século?

Já dizia Renato Russo, uma sabedoria ímpar “Digam o que disserem, o mal do século é a solidão" e eu assino embaixo. Tire alguns minutos e observe ao seu redor, festas cada dia mais recheada de mulheres com roupas micro, decotes enlouquecedores, e homens maravilhosos, mas no fim da festa todos vão embora sozinhos, n pessoas com mais de 1.000 amigos na comunidade mais acessada mundialmente da internet “O orkut”, a verdade é que 2% são amigos, os demais interessados na sua vida pessoal e desconhecidos. Cada dia mais procura-se profissionalização, uns médicos, outros advogados, alguns economistas, estudaram... trabalharam.. realizaram-se e hoje? Sozinhos!

Caramba, assustador, mas é verdade! Olhe as comunidades do orkut mais superlotadas “Quero um amor pra vida toda, ainda encontro a minha metade, cadê meu amor eterno?” unindo milhões e milhões de solitários espalhados por toda parte do mundo. Pode-se fazer tudo, desde que não dê um pit-stop na carreira profissional, a realidade é que estamos carentes de afeto, de amor, de carinho, de ver filme debaixo das cobertas em dia chuvoso, dormir abraçados, de andar de mãos dadas, sabe mais? Preocupa-se muito mais em fazer malabarismos atléticos do que realizar os desejos do parceiro depois de um jantar, uma pizza e etc.

Essas e outras são resultados da informatização, uma loucura à qual deram o nome de Comunicação Digital. A praticidade em se comunicar pelo mundo virtual tem atropelado grandes valores que são instituídos na infância, o comum hoje é dizer a alguém que você nem sequer conhece pessoalmente frases como: “Eu te Amo!” Sinto Saudades.. enquanto mal dá bom dia pra mãe em casa, uns até passam dias sem vê-la. Tem filhos que nunca disseram as suas mães o quando elas são importantes e quão enorme é o amor que existe em si por elas.

Enfim, como tudo, existe os prós e os contras, com a evolução da informatização não é diferente, ela veio como âncora, suporte às inúmeras necessidades que o ser humano passou a julgar importantes para seu cotidiano. Faz-se tudo sem sair de casa, a pluralidade de informações super acessível, o marketing e a propaganda por parte das empresas estão a todo o momento, em todos os lugares para diferentes públicos. O que espanta é a velocidade da luz para a lentidão dos pensamentos, uma movimentação “em rede” para raciocínios lineares, portanto seja inteligente use-a a seu favor. Não deixe que softwares com total eficiência traga junto com a praticidade de fazer tudo do seu laptop sentado no sofá da sala a carência afetiva que é uma das principais causas de depressão, não permita que seus sentimentos aflorados se esconda em palavras carregadas por bites ao invés de palavras acompanhadas de abraços, beijos, sensibilidade humana. Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados. Mas, e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado.

Josiane Ferreira

Capelinha em destaque na Assembleia Legislativa de MG


Nos dias 16 e 17/09/2010, ocorreu a etapa final do Parlamento Jovem 2010.
Capelinha, sendo a única cidade do Vale do Jequitinhonha, juntamente com os municípios de BH, Divinópolis, Caratinga, João Molevade, Juiz de fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Viçosa e Visconde do Rio Branco, compareceu e fez a diferença na plenária final tendo seis propostas aprovadas das nove selecionadas na etapa municipal em Capelinha e duas aglutinadas com as de outros muncípios. Acompanhados pelas monitoras Marli Andrade e Cássia, representando os demais monitores e equipe de Capelinha, os parlamentares Luiz Carlos, Sirlene, Caroline, Pâmela e Tatiane da E.E.P.A.L; João Afonso, Vanessa e Marli da E.E.Bento Rocha; Karina do I.E.M.L.P-Pitágoras e Deisilane da E.E.G.O.B trouxeram na bagagem a experiência de participar de um dos maiores eventos da Escola do Legislativo que tem como objetivo, nessa ação, envolver os jovens nos assuntos de Políticas Públicas e como contrapartida, deixaram para os presentes na Plenária final, as contribuições pertinentes e aplicáveis ao tema: resíduos sólidos e meio ambiente. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e registrado pelos olhos atentos de todos os que acompanharam o excelente desempenho dos nossos capelinhenses que nos orgulharam mais uma vez. Dedicamos toda nossa emoção a todos os parceiros que contribuiram para a preparação dos alunos: EMATER, IMA, Secr.Municipal Meio Ambiente, ARCELOR MITTAL, Escolas Participantes, Professor Jose carlos, Cleide, monitores, colaboradores da Câmara e idealizadores do Parlamento Jovem em Capelinha. Se o futuro depender de nossos jovens, eles já estão fazendo a sua parte.

Marli Cordeiro de Andrade
Psicanalista Psicopedagoga
Monitora do Parlamento Jovem de Capelinha

www.marliandradepsicanalista.blogspot.com
marlicapelinha@hotmail.com

COPA ARANÃS FM 2010

COPA ARANÃS FM: SHOW DE GOLS
As redes balançaram 24 vezes nos seis clássicos da Copa Aranãs FM no final de semana, com uma média de 4 gols por partida. Até agora foram 17 partidas, 56 gols marcados e o público total estimado nos Estádios já é superior a 20 mil torcedores. O Cometa de Água Boa é o único time com 100% de aproveitamento com três vitórias, tem o melhor ataque da competição com 10 gols e o artilheiro, Wander, com três gols. Novo Cruzeiro e Inter de Senador ainda sofreram gol. Setubinha e Padre Paraíso têm as piores defesas: cada time já levou oito gols. Equipes invictas: Cometa de Água Boa, Atalanta de Malacacheta, Aranãs, Inter de Senador, Novo Cruzeiro, Juventus de Novo Cruzeiro e Atalanta de Itamarandiba.

HOMENAGEM ESPECIAL
A organização da Copa e a Super Safra Agropecuária, empresa patrocinadora da premiação deste ano, decidiram denominar os troféus homenageando jogadores e desportistas que marcaram época no futebol capelinhense. O Melhor jogador receberá o Troféu “Toni de Quininha”, o jogador revelação receberá o Troféu “Wilson Barbosa”, o artilheiro receberá o Troféu “Élio Meira”, o goleiro menos vazado receberá o Troféu “Lili Fernandes”, o melhor técnico receberá o Troféu “Sardinha Pimenta”, o time mais disciplinado receberá o Troféu “Lulú de Newton” e o melhor trio de arbitragem receberá o Troféu “Orlando de Hilário”.

PRÓXIMA RODADA

SÁBADO – DIA 25/09 – 20:30 HORAS
Em Capelinha: COMETA (AB) X INDEPENDENTE

DOMINGO – DIA 26/09 -16:00 HORAS
Em Novo Cruzeiro: JUVENTUS X NOVO CRUZEIRO
Em Setubinha: SETUBINHA X PADRE PARAÍSO
Em Malacacheta: ATALANTA X UNIDOS DO MORRO
Em Angelândia: ANGELÂNDIA X COMETA (CAP)
Em Aricanduva: ARICANDUVA X CAPIVARI
Em Itamarandiba: ATALANTA X INTER DE SENADOR