sexta-feira, setembro 09, 2011

EDITORIAL

Antes tarde, do que nunca!
   
     Depois de mais de três meses de espera, finalmente a Prefeitura divulgou o edital do novo concurso público municipal. As cobranças por parte dos leitores que realizaram as provas do concurso eram muitas. Louvores ao Ministério Público pelo cancelamento do primeiro concurso, pois todas as irregularidades mostravam claramente incompetência por parte da empresa Sérgio Bassi.
  
       O que se espera agora é que a competência seja o carro-chefe deste novo evento, que precisar ser o mais transparente possível. Além dos candidatos de Capelinha, muitas pessoas se deslocam de cidades vizinhas, e até mesmo de outros estados, buscando contribuir com a cidade e auxiliando na administração pública, o que é um dever de todos.

        Os leitores deste jornal A Cidade acompanharam, nas páginas deste periódico, uma semana após as provas do primeiro concurso, o drama de uma candidata indignada com a forma de aplicação exame. Ela disputou a vaga para o cargo de enfermagem e veio de São José dos Campos, em São Paulo, até Capelinha para realizar as provas.

         Da mesma indignação comungaram muitos, que enviaram e-mails e reclamações à nossa Redação. Também não foram poucas as pessoas que abordaram nossa equipe de reportagem querendo saber quando sairia o novo concurso.

        O maior desejo dos candidatos, agora, é que nada mais aconteça além da natural seleção de pessoal para trabalhar em cargos públicos, de maneira honesta e organizada.

       A Prefeitura Municipal ainda não anunciou quem irá assumir o cargo na Secretaria de Educação. Desde 12 de Agosto a Educação é coordenada por servidores, mas sem nomeação oficial.

Desfile reúne centenas de pessoas no 7 de Setembro

Hélio Silva 
Descendo pela Rua Governador Valadares, vários pelotõesSe apresentaram acompanhado por centenas de curiosos


As comemorações Cívicas de 7 de setembro em Capelinha foram marcadas de diversos clamores. O evento contou com a presença de várias escolas da rede pública e particular além de instituições filantrópicas, Apae, Projovem dentre outras atividades.

Os pelotões que se apresentaram, através de faixas e cartazes apresentaram pedidos por uma Capelinha mais Independente. Inclusão Social, Saúde, Pluralismo, Ecologia,  Respeito, Campanha contra as drogas foram alguns dos temas abordados.

Centenas de pessoas acompanharam o desfile ao som da fanfarra Lau Soyer comandado pelo regente Jerry Viana.

O acontecimento contou com a presença de diversas autoridades políticas e da sociedade civil. O Prefeito Pedro Vieira e a primeira dama Conceição Vieira e o Presidente da Câmara Laerte Barrinha acompanharam o desfile. 

Esportes

Indé vence e se consagra campeão 

Hélio Silva 
 
Atleta Danilo do Independente, abriu o marcador
 nos primeiros minutos do primeiro tempo 
Este ano é mesmo o ano do Independente. Depois de ver o estádio Ninho da Águia sendo gramado, o time venceu o Campeonato Municipal 2011 nos dois quadros disputados neste domingo.


No primeiro jogo (Aspirantes) o independente goleou o Internacional por 4 a 2 com um gol de Renan e Chorão e dois gols de Ciel para o Independente. O inter diminuiu o placar com gols de Dôca e Eriko Vinicius.

Já no segundo jogo (Titulares), uma goleada de 4 a 0 no time do Vila Nova, mostrou que o Independente estava preparado.
   
O meio de campo Danilo abriu o marcador no primeiro tempo. No segundo tempo, Maycon marcou um gol e o trator de esteira Borracha, marcou dois gols para o indé.
      
Segundo o técnico do time, Cidinho Sadol, a vitória vem de uma longa caminhada com os jogadores. “A Vitória é consequencia de uma grande luta e mostrou para toda a equipe que é possível acreditar no time” comentou. Este é o 6º titulo conquistado  no Campeonato Municipal.
   
Agora o time se prepara para estrear a Copa Aranãs FM no próximo domingo contra o time de Angelândia.



 Atletas do taekwondo trocam faixas em Capelinha

Fátima Santos 

Mestre Joubert, os professores Ronaldo e Marco Antônio, Jaílson
Pereira e alunos que participaram do exame para troca de faixas 
    Alunos da Forma Academia, que frequentam aulas de Taekwondo há cerca de quatro meses, participaram no dia 4 da cerimônia para troca de faixas na sede do Rotary Club de Capelinha.
                
               Na abertura do evento houve a execução dos Hinos do Brasil e Coréia do Sul, país de origem do Taekwondo, arte marcial que significa caminho dos pés e das mãos através da mente. Esta arte, que é não violenta, incorpora princípios naturais, tais como relaxa-mento, energia direcionada, concentração nas tarefas e harmonia corporal, além de ensinar a auto-defesa, a moral e relacionamento com as pessoas. E ainda desenvolve princípios de disciplina, cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.
                Ao todo, 14 alunos foram avaliados pelo mestre Jou-bert Rodrigues de Araújo, ex-técnico da Seleção Mineira de TaeKwondo (faixa pre-ta 5º Dan) e pelo professor Ronaldo Lacerda, de Santa Maria do Suaçuí (faixa preta 2º DAN). E o professor Marco Antônio Camelo (faixa preta 1º DAN) acompanhou o teste dos seus alunos que frequentam a Forma Academia.

                A avaliação se deu através de prova oral e da execução de movimentos de ataque e defesa, postura, força, concentração, velocidade, equilíbrio, lateralidade e coordenação motora, dentre outros requisitos exigidos para mudança de graduação que se dá através da troca de faixas nas cores branca, ama-rela, verde, azul, vermelha e preta. Os alunos que receberam a faixa azul poderão participar do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em 2012, onde o vencedor na categoria Taekwondo receberá uma Bolsa Atleta no valor de R$ 1850 como forma de incentivo para a continuação dos treinamentos.