segunda-feira, setembro 12, 2011

Jovens fazem a nova comunicação do Vale


Do Blog do Banu 
A comunicação tem sido um dos campos mais ocupados pelos jovens do Vale do Jequitinhonha, principalmente os sites, blogs, face book e outras formas de comunicação digitais. Adolescentes e jovens vem tomando conta das NTICs - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Quem disse que o jovem não lê e não escreve? Ledo engano. Não são nada tradicionais nos seus modos de estudos e comunicação.








Há alguns blogs na região que são coordenados por jovens entusiasmados que vem quebrando o monopólio da comunicação, com uma linguagem direta, irreverente, tocando em assuntos considerados proibidos.

Um dos blogs de destaque na região é do MMC - Movimento Muda Capelinha. A galera está agitando a vida da cidade, fazendo formação política, conscientização, orientando, apoiando movimentos sociais e iniciativas criativas que estão sacudindo o marasmo da vida interiorana.
São jovens sonhadores que querem ver uma Capelinha diferente: eles e elas criam Petição pública contra a politicagem, cobram transparência da coisa pública, mostram hipocrisia e incoerência política, indicam cursos on line, mostram arrecadação e despesas públicas, lutam por uma democracia participativa. Lançam campanha como a "UFVJM é nossa!", "Nestas eleições, não vote em laranja!" e outras.
É coordenado pelos jovens universitários Douglas Lima, Alexandre Fernandes, Eduardo Lima, Fernando Cintra e Vanessa Lima.
 
Blog Jornal A Cidade de Capelinha
 
 A cidade de Capelinha tem outro blog de destaque jovem. É o "jornal a cidade de capelinha" do estudante de Marketing, o jovem de 20 anos, Hélio Silva.
Ele percorre a cidade, entrevista as pessoas, fotografa, registra tudo, participa de campanha de melhorias da cidade.
Conheci pesssoalmente o Hélio, neste domingo, 11.09, no Estádio Municipal de Capelinha. É um jovem entusiasmado, com um pique danado para as comunicações.
Ele registrou nosso encontro no seu blog.
Eu e Banu "Foi um encontro inesperado. Nesta tarde de domingo, dia 11, eu tive a oportunidade de me encontrar com o blogueiro mais conhecido no Jequitinhonha, o Banu.

Álbano Machado tem 56 anos, é psicólogo e atualmente mora em Berilo. Já dirigiu um jornal semanal, foi colunista do Jornal Hoje em Dia MG e atualmente, possui um blog que já contabilizou mais de 626 mil visitas.

Vindo a Capelinha juntamente com a comissão técnica do Berilo Esporte Clube, Banu acompanhou a partida entre Vila Nova e Cometa. Na oportunidade, trocamos algumas figurinhas e discutimos vários assuntos.

Foi bom o bate papo e agora fiz um compromisso de visitá-lo em Berilo, onde ele é muito conhecido. E aqui fica o meu abraço ao Banu, que ele continue sendo esse prodígio na comunicação no vale do Jequitinhonha".
Veja aqui http://jornalacidadecapelinha.blogspot.com/2011/09/eu-e-banu.html


Blog do Jequi
 
Outro blog que vem se despontando como um dos mais acessados é o Blog do Jequi, do jovem de 23 anos, Bernardo Vieira. Ele é servidor público do Fórum de Justiça de Minas Novas. Publica o Blog com notícias de todo o Vale, produzindo textos, fotos e ilustrações sobre assuntos diversos, principalmente sobre cultura. Declara-se "mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha". Declara todo o seu amor ao editar o Blog sempre com assuntos do mundo atual. E assume campanhas como a "UFVJM é do Vale". Confira aqui:
http://blogdojequi.blogspot.com/
 
Vozes do Vale 
Projeto é premiado na etapa regional do ExpocomO Projeto Vozes do Vale, que integra o Programa Polo de Integração da UFMG no Jequitinhonha foi premiado na etapa regional sudeste da 28ª edição do Expocom. O evento aconteceu em São Paulo, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, entre os dias 12 e 14 de maio.

O Vozes do Vale concorreu na categoria Cinema e Audiovisual, na modalidade: Programa Laboratorial de Rádio, com o trabalho As Vozes do Vale: do podcasting ao broadcasting. "Na apresentação, falamos um pouco sobre a região do Vale do Jequitinhonha, a atuação do Polo e as especificidades do Vozes. Apresentamos também a metodologia das oficinas e os resultados de 2010: oficinas em 8 cidades, com 127 jovens participantes e 43 podcasts produzidos", conta o bolsista Phellipy Jácome. Clique aqui: ufmg.br/polojequitinhonha/mostra_destaque





Rádios e os jovens 

As rádios comerciais e comunitárias da região têm locutores e repórteres jovens. Assim acontece nas rádios comerciais mais conhecidas como a Aranãs FM de Capelinha; a Rádio Bom Sucesso de Minas Novas; a Rádio Vale de Araçuaí; a Rádio Santa Cruz de Jequitinhonha. Nas rádios comunitárias a presença jovem é ainda maior. Isso acontece na Rádio Arai de Berilo, na Morada de Virgem da Lapa, e tantas outras.



Festivale em Jequitinhonha
 
Durante o 29º Festivale toda a divulgação do evento de cultura popular foi realizado por 12 jovens que publicaram um site, boletim, almanaque, produziram videos e audios para rádios.
Comunicação popular
Fiquei surpreso ao conhecer, no Seminário Legislativo Miséria e Desigualdade, em Araçuaí, no dia 09.09, uma jovem que escreve textos enxutos, em uma linguagem acessível, própria para a compreensão da população menos escolarizada. Estou falando da Myrlene Pereira, de 21 anos, da comunicação popular da Cáritas Diocesana de Araçuaí. Como ela mesma se intitula: sou uma comunicadora popular. Trabalhadora, competente e compromissada com as causas populares.