domingo, outubro 16, 2011

10 mil comprimidos são apreendidos no trevo de Itamarandiba


A Vigilância Sanitária Municipal, com o apoio da Polícia Militar, apreendeu na noite de terça-feira (12), cerca de 10 mil comprimidos e frascos de medicamentos nas proximidades do trevo de Itamarandiba, após uma denúncia do Jornal A Cidade.

A denúncia foi feita por um leitor deste periódico que não quis se identificar. Segundo ele, no último domingo, ao voltar de uma viagem, se deparou com uma quantidade considerável de medicamentos jogada à beira de uma estrada de terra, que fica 500 metros do trevo de Itamarandiba.

A reportagem esteve no local e constatou o fato. Em seguida, acionou a Secretaria Municipal de Saúde, e funcionários da Vigilância Sanitária foi ao local com a polícia.
Segundo o coordenador do setor, a origem dos medicamentos pode ser uma farmácia básica, mas só uma investigação poderá identificar o município que descartou os remédios. 


O recém empossado secretário de Saúde, esclareceu que algumas farmácias básicas da região costumam descartar medicamentos vencidos em municípios vizinhos. Alertado pela reportagem que as cápsulas podem ter sido deixadas por estabelecimento de farmácia local, ele disse que não se pode afirmar isso, mas caso for confirmado, o culpado pelo crime será punido.

Ao todo foram recolhidas 364 cápsulas de Capitopril, com 30 comprimidos em cada; e ainda 17 frascos de remédios, além de uma amostra grátis de um remédio. Os medicamentos foram recolhidos e estão sob o poder da Vigilância Sanitária local.