Por Fátima Santos
Desde o dia 06/02/12 o Cadastro Único e Programa Bolsa Família estão funcionando em novo endereço (Rua Dr. Hermelindo 108), ao lado da Escola Estadual “Dr. Juscelino Barbosa”, proporcionando maior comodidade aos usuários e ainda garantindo a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Gustavo Vieira Silva e a Coordenadora do Programa, Maria de Fátima Lopes Arantes, estão analisando a possibilidade de alteração nos horários de atendimento ao público para que não haja interrupção no período de almoço.
As famílias inseridas no Cadastro Único possuem algumas vantagens como: Benefício do Bolsa Família, desconto social na energia elétrica, carteirinha do idoso, isenção de taxa em concursos públicos e ainda aposentadoria como dona de casa.
Para efetuar o Cadastro Único a família deve possuir renda de até três salários mínimos e comparecer no novo endereço portando os seguintes documentos de todos os moradores maiores de dezoito anos: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Título de eleitor e Certidão de Nascimento dos menores de idade e uma conta de luz da casa onde reside.
Capelinha hoje possui 7.424 de famílias cadastradas, 3.913 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e 5.780 famílias com renda per capita de até 140,00 (mensal), sendo esses dados referentes ao período de dezembro/2011.
Também está funcionando no mesmo local a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capelinha, do Conselho Municipal Anti-drogas – COMAD e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com atendimento permanente às Entidades pelo Secretário Executivo – Marcos Paulo Cordeiro.
Confira dados sobre as reuniões ordinárias dos Conselhos:
COMAD: Toda primeira segunda-feira do mês, às 15 horas.
CMDCA: Toda primeira segunda-feira do mês, às 16 horas.
CMAS: Toda primeira segunda-feira do mês, às 16 horas.
Lembrando que as reuniões acontecem na Rua Doutor Hermelindo, 108 e são abertas a toda a comunidade.