sábado, dezembro 03, 2011

Saiba se as lojas estão embolsando ou repassando a queda do IPI

Agência Estado

A redução do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) permite aos varejistas darem um desconto de 5,5% no preço da geladeira e da máquina de lavar. No entanto, é possível que os lojistas não repassem essa vantagem ao consumidor.

Veja abaixo quanto pode cair o preço de cada produto. O cálculo foi feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

- Refrigerador 2 portas Brastemp: 5,5%;

- Lavadora 9 kg Electrolux: 5,5%;

- Tanquinho 6 kg Arno: 5,3%;

- Fogão 4 bocas Continental: 2,7%.

Com base nesses números, você pode ver se o lojista está repassando ao consumidor a redução do IPI.

Web ajuda quem quer defender uma causa




Agência Estado 

Em vez de passar de porta em porta recolhendo assinaturas ou deixar um caderno em local movimentado, pessoas interessadas em defender uma causa partiram para a internet em busca de adesões. São vários os sites que se especializaram nos abaixo-assinados online e favorecem a participação de quem não sairia de casa para deixar seu nome em uma folha de papel.

Os temas incluem de questões nacionais, como o pedido de não-retorno da CPMF, a assuntos locais. Em São Paulo, por exemplo, o fechamento do Cine Belas Artes e a criação de um parque numa área verde na Rua Augusta provocaram mobilização nos últimos meses. Assuntos mais inusitados também têm vez, como o pedido de fãs para que o ator Daniel Radcliffe, protagonista da série Harry Potter, venha ao Brasil. Os objetivos variam. Um deles é arrecadar assinaturas para transformar pedidos em lei. Foi o que aconteceu recentemente com o Projeto Ficha Limpa, que começou com um abaixo-assinado, e com a tentativa de endurecer leis de trânsito.

"Conseguimos alcançar o Brasil pela internet em poucos dias", conta Rafael Baltresca, de 31 anos, que perdeu a mãe e a irmã atropeladas na frente do Shopping Villa-Lobos em setembro. No dia 15 de outubro, ele criou o site www.naofoiacidente.org para coletar assinaturas pedindo leis mais rígidas para combater o alcoolismo por parte dos motoristas. Quer, por exemplo, que a punição por homicídio culposo (sem intenção) no trânsito pule do atual período de 2 a 4 anos para 5 a 8 anos. Em um mês, Baltresca conseguiu 163 mil assinaturas pela internet, o triplo das obtidas em papel durante passeatas e por meio de cartas recebidas - 50 mil. Precisa de 1,3 milhão de eleitores ou convencer algum parlamentar a apresentar o projeto.

O abaixo-assinado está hospedado no www.peticaopublica.com.br, um site fundado por internautas portugueses que em 2010 ganhou uma versão brasileira em razão da grande procura. Abriga hoje, entre outros, o pedido assinado por 167 mil pessoas para que professores da rede pública tenham reajustes semelhantes ao de senadores, de 61,78%. E o de moradores de Itanhaém, no litoral de São Paulo, contra a construção de uma rede de esgoto em plena praia - já conseguiram fazer com que o governo federal obrigue a Sabesp a retirar os dutos da faixa de areia.

Segundo organizadores do Petição Pública, o site é uma ferramenta legítima, que segue a legislação e dá segurança aos dados de quem participa. No site, não são aceitos abaixo-assinados que incitem à violência, com ofensas e anônimos. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.