sábado, outubro 08, 2011

Vale do Jequitinhonha terá até 2016 mais tres campi da UFVJM

Capelinha é uma das fortes candidatas, diz reitor Pedro Ângelo

Grande presença de manifestantes asistindo a Reunião do CONSU da UFVJM

Hélio Silva

A grande luta iniciada pela redes sociais do Vale do Jequitinhonha e encabeçada pelo Movimento Muda Capelinha e pelo Blog do Banu, fez  com que o conselho universitário da UFVJM decidisse nesta última sexta-feira, (7 ) iniciar caminhos para mais 3 Campi da universidade no vale.

Vários políticos do Vale, representantes de movimentos sociais e de meios de comunicação do Vale entregarem documentos e 4 mil assinaturas colhidas em diversas cidades e lotaram além de lotarem local de reunião. Além desses, a cidade de Janaúba marcou presença com duas caravanas com o objetivo de contrapor a nossa luta.

Na abertura da reunião, o Reitor da Universidade Pedro Ângelo, deu boas vindas aos manifestantes e deu a oportunidade de falar por somente 2 minutos para cada manifestante. No uso da palavra, várias pessoas discursaram em nome do povo do vale defendendo a implantação de pólos da UFVJM no vale.

Albano Machado, o Banu da cidade de Berilo foi o primeiro a falar defendendo o vale e questionando o conselho. Zuzu do Cismeje de Araçuai, questionou a falta de Respeito dos Doutores e Mestres para com a população do Jequitinhonha. De Capelinha, a Maria do Rosário Sampaio defendeu as mulheres do Vale e disse que o vale está cheio de guerreiros que lutam pelo vale.
“Aprendi que não se pode tirar
o pão dos filhos para alimentar
os dos vizinhos, ainda mais
quando o que temos são
migalhas”. Hélio Silva
Além dela, O Diretor do Jornal A Cidade e articulador social Hélio Silva, fez questão de citar que é um jornalista sem formação e que luta por ensino superior para sua cidade. “Aprendi que não se pode tirar o pão dos filhos para alimentar os dos vizinhos, ainda mais quando o que temos são migalhas. A pergunta que todos deveriam fazer aqui, não é quantos Campi o Governo Federal vai implantar, mas é quantos nossa vale precisa para dar um futuro melhor aos seus filhos”.

WILSON COELHO - VEREADOR     







No uso da palavra pelos Políticos, o Prefeito da cidade de Jequitinhonha fez questão de se posicionar a favor da criação do Campus em cidades que não pertencem ao Vale do Jequitinhonha. Ao contrario dele, prefeitos, vereadores e o suplente de Deputado Dr. Jean defenderam a implantação de pólos no Jequitinhonha. Dr Jean em sua fala, defendeu o vale e a cidade de Capelinha. O Vereador Wilson Coelho entregou ao Reitor um Requerimento da Câmara Municipal e ressaltou que já está articulando todas as forças políticas Estaduais e Federais votadas em Capelinha para que a cidade possa ser sede do Campus da UFVJM.


O Reitor Pedro Ângelo, fez questão de deixar claro que a decisão partiu do Governo Federal e não cabiam a eles aceitar ou não, pois se não aceitasse, outra universidade implantaria os pólos. Ainda em sua fala deixou claro que Araçuai e Almenara não tem chances de terem pólos da Universidade já que possuem IFETs (Instituto Federal de Educação Tecnológica). E sinalizou Capelinha como forte candidata já que possui desenvolvimento, está no ocidente do vale e é divisa entre o Jequitinhonha e o Mucuri podendo atender os dois vales.

Apesar da aprovação dos novos Campus em Unai e Janaúba, através da pressão popular e do suplente de Deputado Dr. Jean foi aprovado também a inclusão no plano de expansão de 2011 a 2015 a criação de 3 novos Campi para o Vale. Um dos Campi será implantado em breve, no Baixo Jequitinhonha e os outros dois a médio longo prazo, na região do médio e Alto Jequitinhonha.


ABAIXO ESTÁ MEU COMENTÁRIO
É agora ou nunca!

Se perdermos esta oportunidade, podemos dar adeus implantação de ensino superior gratuito para nossa cidade. Dessa vez não podemos deixar que as picuinhas políticas tão presente em nossa cidade, atrapalhe a realização do sonho de nosso povo.

O que precisa ficar bem claro é que essa luta não pode se basear em sigla de partido, nem em obras eleitoreiras, que muitos por ai usam em época de eleição para dizer que são bons políticos.

Para mim, um bom político é aquele que tira a bunda da cadeira de seu gabinete e corre atrás do progresso do município. Na minha visão, o progresso não pode se basear em operação tapa buracos, porque isso não é nada mais que obrigação dos políticos. Progresso é lutar por coisas grandes.

É triste saber que infelizmente o executivo municipal não se mobilizou antecipadamente para ir a Diamantina. Se mandaram um oficio para os seus representantes, foi por causa de um oficio encaminhado pelo Jornal A Cidade onde pediu a eles uma mobilização para isso.

Gostaria de agradecer a mesa diretora da Câmara Municipal que apoiou a luta, disponibilizando um Carro para que o Vereador Wilson Coelho, Eu e a Representante da Secretaria de Educação pudéssemos ir a Diamantina.

Também agradeço ao Diretor da Rádio Aranãs, Tico Neves, que deu espaço na Rádio para falarmos sobre o assunto. Ao Radialista Jailson Pereira que apesar de ser mal entendido por alguns, fez o seu trabalho e lutou por uma forte mobilização para que o povo de Capelinha pudesse ir a Diamantina.  O que infelizmente não aconteceu, por falta de interesse ou disponibilidade do povo.

Ao Movimento Muda Capelinha (MMC) que já foi tachado por alguns como o movimento que só fala e nada faz, mas que sem esse movimento, encabeçado por vários Universitários, tem realizado um grande trabalho para Capelinha e para o Vale. Já sendo conhecido em todo Jequitinhonha e aplaudido por muitos.

A mulher dura no falar, mas que foi a voz do Vale em Diamantina, Maria do Rosário Sampaio, conhecida como Zara Sampaio, uma mulher que luta pelo progresso do Vale e de sua cidade, Capelinha.

E a todos e todas que de alguma forma contribuíram para que Capelinha pudesse marcar presença nesse evento. Dentre eles, eu destaco a ACIAC que foi a instituição que mais conseguiu assinaturas.