sábado, março 31, 2012

ESCLARECIMENTO

Todo comentário anônimo postado por nossos leitores, serão moderados considerando os seguintes critérios:

1- Não contenha nenhum palavrão;
2- Não tenha nenhum apelido
3- Não contenha nenhum ataque pessoal a ninguém, seja por ordem de qualquer natureza.
4- Não traga colocações preconceituosas
5- Esteja contribuindo com a discussão sobre o assunto. 


DO BLOG DO JEQUI: Córrego Areão é o que mais polui o rio Fanado


Vocês sabiam que dos inúmeros Córregos que formam o Rio Fanado, o que mais descarrega dejetos poluentes e químicos em nosso Rio é o Córrego Areão, localizado na zona urbana da cidade de Capelinha. Tal fato se dá pela ocupação desordenada do centro de Capelinha e pela ausência de sistema de esgoto compatível com a descarga de poluentes ocorrida diariamante no Córrego, sendo que a população local não se preocupa com a questão. 

O crescimento da cidade de Capelinha, principalmente o seu centro comercial, se deu sem nenhum limite ou cuidado com as águas do Córrego Areão. As construções, prédios e intervenções foram levantadas por toda a extensão do curso d'água, sem nenhum cuidado com as normas ambientais e com a sustentabilidade esperada das atividades modernas.


Alguns setores da cidade de Capelinha despertam, aos poucos, para a necessidade de mitigação do dano diário causado ao Córrego, e indiretamente ao Rio Fanado, principal recurso hídrico da região. O Ministério Público da Comarca de Capelinha, expediu RECOMENDAÇÃO proibindo novas construções ao longo do Córrego e ingressou com ação civil pública para instalação de estação de tratamento de esgoto no local. O Rotary Clube de Capelinha realiza ações pontuais na nascente do Córrego Areão e desenvolve projeto de recuperação, que pretende diminuir os impactos humanos negativos e recuperar e proteger a água e os demais recursos naturais advindos do Córrego Areão.

Enfim, de uma constatação simples não podemos fugir... As diversas obras realizadas ao longo do Córrego não têm como serem demolidas. A questão é recuperar a nascente e implantar na foz do Córrego estação de tratamento de esgoto, o que certamente influenciará na quantidade e na qualidade da água que é lançada no Rio Fanado.

A ARPA-MN, pretende realizar no mês de junho, tudo indica que no dia 02 - sábado, próximo ao dia nacional do Meio Ambiente (05/06), uma passeata em Capelinha de conscientização da população local sobre a importância do Córrego Areão, não só para Capelinha, mas para toda a região, principalmente para nós minasnovenses. Confirmadas as presenças do promotor de justiça curador do meio ambiente de Capelinha, Dr. Cristiano Moreira Silva, e dos idosos (aproximadamente 100) do projeto Geração Saúde, da Physical Academia