sexta-feira, janeiro 13, 2012

MOVIMENTO MUDA CAPELINHA: Esporte de Capelinha está morto


Não é necessário uma enquete para verificar a situação do Esporte na cidade. Um simples passeio pelos bairros de Capelinha é o bastante para que, imediatamente, qualquer cidadão perceba o quanto o esporte está “morto”. Existem raríssimas opções de práticas esportivas na cidade e o único lugar onde os capelinhenses estão acostumados a ter como referência no esporte – Praça de Esportes – está praticamente abandonado. 

Os desportistas capelinhenses revelam grande insatisfação quanto à Secretaria de Esportes de Capelinha e destacam os seguintes problemas: 

·         Política centralizadora por parte da Secretaria de Esportes, sem diálogo com os desportistas e usuários do Esporte. 
·         Nenhuma parceria com qualquer clube ou entidade com o objetivo de promover eventos e fortalecer o esporte capelinhense. 
·         Inexistência física do Conselho de Esportes (Fator grave, já que todas as decisões sobre o esporte devem ser deliberadas democraticamente no Conselho, espaço este onde os desportistas têm a oportunidade de decidir sobre as os recursos para o Esporte que chegam à cidade. 
·         Não elaboração de um calendário anual de eventos esportivos e de lazer.
·         Falta de projetos sociais do governo como “Segundo Tempo”, “Minas Olímpica” e outros, por falta de construção de projetos para receber tais eventos. 
·         Difícil comunicação com o secretário de esportes, Dilson de Moraes, pelo fato da Secretaria não possuir um espaço físico de fácil acesso aos cidadãos e desportistas. 
·         Elitização da Praça de Esportes. Tal espaço, além de funcionar precariamente, atualmente, não acolhe usuários de classes mais baixas, público este que deveria ser o alvo da política desportista. 
·         Falta de uma política de apoio às Escolinhas de Bairro, times femininos, falta de apoio à eventos esportivos da cidade e da zona rural. 
·          Ausência de intercâmbio com cidades circunvizinhas. 
·         Inexistência de política de liberação do Estádio Newton Ribeiro, sendo que o secretário de esportes libera o estádio para eventos de acordo com critérios pessoais. É preciso um regulamento, já que se trata de um patrimônio público e não particular.
Além de todas estas precariedades, ocorreram várias situações que revelaram a incompetência e incapacidade da Secretaria de Esportes de Capelinha como: 

·         Cancelamento por parte da Secretaria Estadual de Esportes do ICMS solidário no valor de mais de R$ 110.000,00 que a Secretaria Municipal permitiu escapar por falta da documentação exigida pelo Estado, revelando grande descompromisso com o Esporte Capelinhense. Para isso, verAQUI . 
·         Paralização da Copinha (torneio sub 15).
·         Desinteresse em valorizar o Campeonato Municipal de Capelinha, sendo que este evento, para que aconteça, conta com o grande esforço dos desportistas capelinhenses e pouco apoio da Secretaria de Esportes. 
Além do futebol, há ainda várias modalidades de esportes que estão surgindo na cidade e que necessitam urgentemente da atenção da Secretaria de Esportes como o skate e o basquete, há vários jovens em Capelinha praticando tais esportes e que não contam com nenhum projeto por parte da Secretaria de Esportes. (Ver aqui a matéria do Jornal A Cidade sobre a falta de opção dos skatistas em Capelinha). Existem também vários praticantes do xadrez e também BMX (manobras em bicicletas), sendo que ainda não existem nenhum incentivos aos amantes dessas modalidades de esporte.

Os desportistas capelinhenses reclamam a excessiva centralização da política de esportes nas mãos do secretário e solicitam que o Esporte capelinhense seja elaborado de forma democrática com consulta a todos os amantes do esporte em Capelinha. Sabemos que nossa cidade é um grande celeiro de desportistas, principalmente no futebol. Nossa cidade, historicamente, possuiu e possui grandes craques que possuem plenas condições de se profissionalizarem, assim como aconteceu com o jogador Matheus, da nossa cidade vizinha de Turmalina, que hoje é zagueiro do Cruzeiro. Talvez, se tivéssemos uma política esportiva eficiente nossa cidade teria vários jogadores atuando profissionalmente em clubes famosos. 

O que falta à nossa Secretaria é evidente, segundo vários desportistas capelinhenses, é de abertura democrática para que os nossos cidadãos desportistas também ajudem a construir o Esporte capelinhense. Centralização de poder é retrocesso! Vivemos em um país que nos garante a democracia pela Constituição e isso deve ser cobrado pelo povo a todo o momento. Todas as Secretarias Municipais devem manter um constante diálogo com todos os cidadãos que usufruem dos serviços que estas oferecem, isso sim é democracia. Muitas vezes o que necessitamos para progredirmos politicamente é uma reinvenção de nossa cultura política. Ao invés de haver concentração de decisões políticas nas mãos somente dos representantes, que tal convidar o povo a decidir também? Essa é a característica de uma gestão voltada para o povo. Que estejamos atentos a isso nesse ano eleitoral. Que possamos exigir mais democracia de nossas Secretarias, afinal, elas são os pilares do Poder Executivo e são responsáveis pela boa ou má imagem da gestão. Que os futuros candidatos ao Poder Executivo, possam apresentar, antes da eleição, seus futuros secretários, pois a escolha deles é muito importante para que o cidadão escolha em quem votar.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA SOBRE OS SKATISTAS DE CAPELINHA