sábado, dezembro 10, 2011

MOVIMENTO POR CAMPUS EM CAPELINHA: Veja fotos

JAILSON PEREIRA DÁ SUJESTÕES PARA O MOVIMENTO

JOVENS REALIZAM TRABALHO DE MOBILIZAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE UMA SEMANA ANTES DO DIA E

REUNIÃO NO MEC, CONFIRMA A POSSIBILIDADE DE UM CAMPUS EM CAPELINHA

NICINHA RIBEIRO, DISCURSA E EMOCIONA NA REUNIÃO DO CONSU MES DE NOVEMBRO

EQUIPE DE DIVULGAÇÃO MOBILIZA PARA O DIA "E" DA EDUCAÇÃO

PREFEITO ZAILSON DE TURMALINA E PREFEITO PEDRO VIEIRA DE CAPELINHA

DÉO MIORA, FALA SOBRE O MOVIMENTO EM SETUBINHA

REUNIÃO DO MOVIMENTO EM CAPELINHA

FÁTIMA SANTOS ENTREVISTA BANU DE BERILO

LUIZ CLAUDIO É ENTREVISTA PELO REPORTER/VEREADOR CLEUBER LUIZ

REGINALDO LOPES E JEAN FREIRE ABRAÇAM CAUSA EM CAPELINHA

TEREZINO CORDEIRO, UM GUERREIRO DE 65 ANOS QUE LUTA PELO CAMPUS EM CAPELINHA











Ministério da Educação garante: UFVJM abrirá campus em cidades do Vale

Ministério da Educação garante: UFVJM abrirá campus em cidades do Vale

DO BLOG DO BANU

Uma grande notícia para todo o Vale do Jequitinhonha: nesta terça-feira, 06.12, o Secretário de Educação Superior - SESU do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, garantiu que a UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri terá sua expansão com abertura de campus na região, a partir de 2013. DComitiva do Alto Jequitinhonha entrega projeto técnico de campus da UFVJM em Capelinha ao Secretário da SESU/MEC Luiz Cláudio Couto.


O anúncio foi feito a uma comitiva de 16 lideranças (5 prefeitos, 4 vereadores, líderes sindicais/partidários e representantes do Movimento A UFVJM é nossa!) das microrregiões de Capelinha e Almenara. A audiência foi marcada, acompanhada e coordenada pelo deputado federal e presidente do PT, Reginaldo Lopes. Também o deputado federal Leonardo Monteiro esteve presente.



O Secretário da SESU disse que conhecia bem a região, principalmente o Alto Jequitinhonha.
 

Estavam presentes na Audiência os prefeitos Pedro Vieira, de Capelinha; Carlos Magno Ferreira, de Água Boa; Zélia Cardoso de Souza, de Angelândia, do Alto Jequitinhonha; Fabiany Ferraz, de Almenara e Raniene Jose da Silva, de Santo Antônio do Jacinto, do Baixo Jequitinhonha; três vereadores de Capelinha, Cleuber Luiz, Wilson Coelho e Laerte Barrinha, além do presidente da Câmara de Água Boa.
 

O Movimento A UFVJM é nossa! estava representada por Álbano Silveira Machado, de Berilo, e Hélio Souza, de Capelinha. Terezino do Sindicato, Fátima Pimenta e Nicinha estiveram presentes como representantes sindicais, de movimentos sociais e partidários de Capelinha, e Aécio do Sindicato, de Almenara. A Comitiva de Capelinha foi liderada por Welito Vitor, Chefe de Gabinete da Prefeitura. Da esquerda para a direita: Vereador Cleuber Luiz, Terezino do Sindicato, Pedro Vieira (prefeito Capelinha), Deputado Reginaldo Lopes, Secretário da SESU, LUiz Cláudio Costa, Zélia Cardoso (Prefeita Angelandia) e Fátima Pimenta (Capelinha). 

Após a fala de todos os presentes, o professor Luiz Cláudio Coutinho registrou a prioridade que o governo Lula deu à educação superior, realizando a sua interiorização com a criação de Universidades Federais. E arrematou: de 10 Universidades criadas, 9 tiveram a nota 4 no ENADE, em uma escala de 0 a 5, mostrando que os habitantes destas regiões esquecidas pelo Estado davam resposta positiva com o aproveitamento dos seus estudantes. Afirmou que a Presidenta Dilma dava continuidade à política educacional do Presidente Lula e que anunciaria nova criação de campus, em 2012.
 

Informou que não poderia precisar quantos campi seriam criados e em quais cidades. Somente no segundo trimestre de 2012 poderia divulgar os resultados de um estudo técnico que seria feito pelo MEC.


Critérios para instalação de campus

Adiantou alguns critérios, entre outros, que seriam necessários para a instalação de campus:
 

1 - Estar a uma distância de 200 km de outros campi já instalados;
 

2 - Ter uma densidade demográfica e educacional de ensino médio que justifique tal projeto;
 

3 - Possuir infra-estrutura urbana e operacional de serviços públicos e privados;
 

4 – Possuir uma facilidade de acesso às cidades vizinhas. Este acesso, segundo o REUNI, deveria contemplar um universo mínimo de 200 mil habitantes. A região com maior densidade populacional seria priorizada;
 

5 – Oferecer a contra-partida local com doação de terreno para construção da infra-estrutura do campus.
Luiz Cláudio disse que muitas cidades gostariam de ter um campus, porém os critérios técnicos acima deveriam ser seguidos e sua estrutura mínima inicial teria 5 cursos.
 

As cidades de Capelinha, Araçuaí e Almenara, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, respectivamente, já apresentaram seus projetos, mostrando viabilidade técnica e geopolítica em suas candidaturas. Estas cidades se candidatam a ser sedes dos 3 campi, conforme aprovação do CONSU – Conselho Universitário da UFVJM.
 

Os projetos atendem a todos os critérios exigidos pelo MEC e Reitoria da UFVJM. Da esquerda para a direita: Welito Vitor (Capelinha), vereador de Água Boa, Hélio Souza (Capelinha), Álbano Machado (Berilo), Fabiany Ferraz (Prefeita Almenara), Raniene da Silva (prefeito Santo Antônio Jacinto), deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG). De costas: Deputado federal Reginald Lopes e Secretário da SESU, Luiz Cláudio Costa.

Outras cidades do Vale do Jequitinhonha se movimentam para também apresentarem seu desejo de ter um campus. Itaobim, no Médio Jequitinhonha, também apresentou projeto técnico procurando se viabilizar como sede de campus.
 

Recentemente, nos últimos 15 dias, duas cidades do Alto Jequitinhonha, Minas Novas e Itamarandiba, também se apresentam como candidatas, fazendo manifestação pública nesta sexta-feira, 09.12, em prol de um campus da UFVJM.