quinta-feira, agosto 18, 2011

ESCLARECIMENTO PÚBLICO DO JORNAL A CIDADE

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO DO JORNAL A CIDADE A SEUS LEITORES, COLABORADORES, CLIENTES E AMIGOS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS 

O Jornal A Cidade, Fundado em 12 de Maio de 2010 tem como diretor Geral, Hélio Silva de Souza, com segundo grau completo e graduando em marketing pela UNINTER com pólo em Capelinha.

Nossa empresa de Jornalismo, funciona em Capelinha, e tem veiculação do Jornal Impresso Semanalmente, ás quartas-feiras, com notícias de Capelinha e Região.

Além do Jornal Impresso, o Jornal também conta com uma página na Internet que atualmente tem cerca de 300 á 400 visitas diárias e publicação de notícias e acontecimentos da sociedade Capelinhense.

A empresa também contra com um quadro de Funcionários que, semanalmente se dedicam na preparação e veiculação de matérias, propostas de publicidades dentre outros.

E nome da nossa empresa, viemos em trazer a público alguns esclarecimentos referentes a questões que referentes ao nosso trabalho e ao jornalismo exercido durante todo esse tempo de Circulação:

1-    JORNALISMO DIVERSIFICADO
Durante toda a nossa caminhada, sempre nos preocupamos em divulgar os acontecimentos referentes a diversos segmentos da sociedade. Temos realizado um trabalho que conta com a abordagem de todos os acontecimentos seja ele, Político, Policial, Educacional, Empresarial, Social, Esportivo, Denúncias, Assuntos Religioso, Formação de Opinião dentre outros diversos temas.  Nunca negamos a nenhum segmento da sociedade que se sentiu ofendida ou no direito de resposta a determinadas matérias, o espaço para publicação de esclarecimentos e erratas no nosso veiculo de comunicação. 

2-    ERROS DE PORTUGUÊS / INFORMAÇÕES DISTORCIDADAS
Esclarecemos que temos e vamos continuar tendo que lutar, para que os erros de português vão se diminuindo a cada dia. Infelizmente é uma realidade que está longe de ser 100% sanada pela nossa redação. Isso acontece, porque por não dispormos de um corpo de funcionários maior o que acaba sobrecarregando e passando por despercebido tornando-se alvo de críticas por muitos dos nossos leitores, colaboradores e clientes.
Outra questão também que gostaríamos de salientar, é que nós infelizmente muitas vezes tivemos que divulgar erratas ou reescrever textos e matérias por não corresponderem aquilo que apuramos no inicio do trabalho jornalístico. No entanto, são erros que acontecem porque a versão contradizente a primeira versão não foi encontrada. 

3-    NOSSA RELAÇÃO COM OS NOSSOS CLIENTES
Nos dias de hoje, possuímos um quadro de clientes que mantém fielmente o trabalho de divulgação de suas empresas com o objetivo de dar visibilidade para os seus consumidores. Hoje nossos clientes são contemplados com um trabalho de parceria e valorização de ambas as partes. Quando realizamos ou divulgamos alguma informação incompatível com os nossos clientes, negociamos a reposição dos prejuízos e pedimos desculpas pelos nossos erros. É por isso, que onde passamos com o nosso trabalho conseguimos a permanência do nosso cliente para com a nossa empresa. Temos preços acessíveis e até o presente momento, mesmo com reajuste dos nossos fornecedores, não repassamos os reajustes de preços para nossos clientes.

4-    NOSSA RELAÇÃO COM A PREFEITURA/ CÂMARA E ORGÃOS PÚBLICOS EM GERAL
Nosso trabalho não se baseia em ser inimigo desses órgãos, não é esse o trabalho da mídia. Sempre que somos solicitados, comparecemos para atender as necessidades de comunicação. Neste ano de 2011, nunca faltamos de nenhuma reunião da Câmara, sempre ouvindo e divulgando os acontecimentos e fatos. Por fim, já fomos voz e boca, de todos os órgãos públicos de Capelinha, para esclarecer e divulgar acontecimentos e informações importantes a população. 

5-    NOSSA RELAÇÃO COM OS NOSSOS LEITORES/ COLABORADRES E AMIGOS
Onde está um acontecimento, ai estará o Jornal A Cidade. Todas as vezes em que o Jornal A Cidade foi solicitado para cobrir algum acontecimento ou para ser voz do povo, estávamos lá. Desde uma rua com problemas de pavimentação até uma ação social realizada pela comunidade. Os colaboradores do nosso jornal contribuem de forma gratuita e livre, contamos com o apoio deles, para que o jornal seja cada vez melhor. Todo veiculo de comunicação conta com amigos, que ajudam a dar sugestões e dicas do que podemos realizar para melhorar nosso conteúdo. Todas essas sugestões e dicas são ouvidas e analisadas sem o compromisso de que essas dicas se tornem linha de trabalho ou conduta da nossa equipe editorial.

6-ESCLARECIMENTOS SOBRE QUESTÕES E QUESTIONAMENTOS ATUAIS
6.1A POLÊMICA DO CADEIÃO
Infelizmente foi necessário uma grande mobilização da população para que o que estava acontecendo de fato viesse a público. O Jornal A Cidade no dever de ser justo, deu ao povo, o mesmo espaço para expressar o sentimentos de incompreensão assim como fez várias vezes com o poder Executivo e Legislativo de Capelinha. E quando as questões começaram a ser sanadas, pelos poderes, também publicamos os esclarecimentos que recebemos de tais. Infelizmente, A Câmara Municipal de Capelinha, preferiu usar outro meio de comunicação para dar esclarecimentos sobre o assunto. Um direito do mesmo, que não cabe a nossa empresa Questionar.

6.2COMENTÁRIOS “ANONIMOS” NO NOSSO BLOG
Permitimos os comentários anônimos, por infelizmente muitos capelinhenses e leitores do nosso blog, ainda tem receio de se expressarem, por medo de represálias ou retaliações. Até o presente momento, não fomos questionado pelas autoridades locais sobre a questão das postagens em anônimo. Também  realizamos uma filtragem dos comentários não postando comentários que possuem palavrões, agressões diretas a pessoas, calúnias e difamações.
É necessário também esclarecer, que nenhum comentário é na sua linha de conduta totalmente “Anonima” pois com a solicitação de rastreamento do IP do Computador é possível descobrir quem foi o leitor que postou o comentário.

6.3INFLUENCIA SECUNDÁRIAS
Se divulgamos acontecimentos políticos, somos acusados por uma parcela da sociedade como “FOLHETIM INFORMATIVO DE OBRAS”, Se realizamos questionamentos sobre algum aspecto de projeto ou obras, nos tornamos para algumas pessoas “influenciados pela oposição”.
A respeito disso, gostaríamos de deixar bem claro, que o Jornal A Cidade irá continuar divulgando, tantos os acontecimentos bons e ruins, as obras da administração e as reivindicações e questionamentos do povo e isso acontecerá enquanto o jornal existir. A Rede Globo de Comunicação, foi muito sincera em afirmar que nenhum meio de comunicação é 100% imparcial, mas também muito feliz em esclarecer que a imparcialidade deve ser sempre a meta ou o destino a ser alcançado.

7-FUTURO DO JORNAL A CIDADE
Estamos passando por algumas reformas e políticas de trabalho dentro de nossa empresa, o que significa que o Jornal poderá realizar mudanças ou parar de circular, o que não queremos é que o nosso trabalho perca a credibilidade por problemas internos.
O que gostaríamos de pedir através dessa nota de esclarecimento, é a participação do leitor nos ajudando a transformar e aperfeiçoar nosso veiculo de comunicação. Toda sugestão será recebida e analisada pela nossa redação.
Desde já, esclarecemos, que mesmo que o Jornal A Cidade conclua que não deverá continuar sua circulação impressa, o blog do Jornal continuará funcionando normalmente como meio de comunicação levando informação aos seus leitores.

8-PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES
Deixamos sempre que recebemos algum e-mail ou comentário, o espaço aberto para que o leitor possa expressar a sua opinião a respeito de assuntos que ele considera importante.
Se algum leitor que nesse momento desejar participar da Coluna Cartas a Redação, poderá enviar um e-mail para: acidadeweb@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone 33- 3516-2926 ou 33 9106-4397.