terça-feira, setembro 21, 2010

Comunicação Digital O Bem ou o Mal do Século?

Já dizia Renato Russo, uma sabedoria ímpar “Digam o que disserem, o mal do século é a solidão" e eu assino embaixo. Tire alguns minutos e observe ao seu redor, festas cada dia mais recheada de mulheres com roupas micro, decotes enlouquecedores, e homens maravilhosos, mas no fim da festa todos vão embora sozinhos, n pessoas com mais de 1.000 amigos na comunidade mais acessada mundialmente da internet “O orkut”, a verdade é que 2% são amigos, os demais interessados na sua vida pessoal e desconhecidos. Cada dia mais procura-se profissionalização, uns médicos, outros advogados, alguns economistas, estudaram... trabalharam.. realizaram-se e hoje? Sozinhos!

Caramba, assustador, mas é verdade! Olhe as comunidades do orkut mais superlotadas “Quero um amor pra vida toda, ainda encontro a minha metade, cadê meu amor eterno?” unindo milhões e milhões de solitários espalhados por toda parte do mundo. Pode-se fazer tudo, desde que não dê um pit-stop na carreira profissional, a realidade é que estamos carentes de afeto, de amor, de carinho, de ver filme debaixo das cobertas em dia chuvoso, dormir abraçados, de andar de mãos dadas, sabe mais? Preocupa-se muito mais em fazer malabarismos atléticos do que realizar os desejos do parceiro depois de um jantar, uma pizza e etc.

Essas e outras são resultados da informatização, uma loucura à qual deram o nome de Comunicação Digital. A praticidade em se comunicar pelo mundo virtual tem atropelado grandes valores que são instituídos na infância, o comum hoje é dizer a alguém que você nem sequer conhece pessoalmente frases como: “Eu te Amo!” Sinto Saudades.. enquanto mal dá bom dia pra mãe em casa, uns até passam dias sem vê-la. Tem filhos que nunca disseram as suas mães o quando elas são importantes e quão enorme é o amor que existe em si por elas.

Enfim, como tudo, existe os prós e os contras, com a evolução da informatização não é diferente, ela veio como âncora, suporte às inúmeras necessidades que o ser humano passou a julgar importantes para seu cotidiano. Faz-se tudo sem sair de casa, a pluralidade de informações super acessível, o marketing e a propaganda por parte das empresas estão a todo o momento, em todos os lugares para diferentes públicos. O que espanta é a velocidade da luz para a lentidão dos pensamentos, uma movimentação “em rede” para raciocínios lineares, portanto seja inteligente use-a a seu favor. Não deixe que softwares com total eficiência traga junto com a praticidade de fazer tudo do seu laptop sentado no sofá da sala a carência afetiva que é uma das principais causas de depressão, não permita que seus sentimentos aflorados se esconda em palavras carregadas por bites ao invés de palavras acompanhadas de abraços, beijos, sensibilidade humana. Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados. Mas, e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado.

Josiane Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário