domingo, janeiro 16, 2011

Protesto contra política de Capelinha vira petição pública

Movimento Muda Capelinha (MMC) lança Manifesto público contra caos político em Capelinha 


 Conheça o Manifesto na íntegra: 

Diante dos lamentáveis fatos envolvendo alguns representantes dos poderes legislativo e executivo de Capelinha nos últimos meses e presenciados por uma população estarrecida, um grupo de cidadãos capelinhenses, em sua maior parte sem filiação partidária, lança o Movimento Muda Capelinha (MMC).

O Movimento Muda Capelinha surgiu a partir de articulações realizadas pela Internet e nas discussões em curso ficou estabelecido que é apartidário e democrático, aberto a todos que compartilhem o ideal de uma cidade melhor. Neste ínterim, não desconsideramos os moradores da zona rural do município, que segundo dados do Censo 2010 realizado pelo IBGE responde por 30% da nossa população.

Diante do exposto, o MMC considera que:

1 – As pessoas envolvidas no atual cenário político/partidário de Capelinha ignoram os cidadãos capelinhenses, vistos apenas como meros eleitores que só necessitam ter conhecimento da realidade política da cidade a cada quatro anos. Uma cidade que muda constantemente seu chefe do executivo, seus secretários e vereadores, vivendo à mercê de incertezas políticas é incapaz de oferecer um futuro decente para seus moradores.

2 – O momento de transformação social, política e cultural do Brasil não pode ser ignorado no âmbito do nosso município. O país mudou, o movimento democrático nacional encontra-se em processo avançado, novas formas de participação surgiram e Capelinha não pode mais ficar à margem dessa realidade. O tempo das torcidas organizadas partidárias passou e é absurdo permitir que recursos públicos continuem a ser mal-geridos e desviados, ver cidadãos trocarem seus votos por cestas básicas, dentaduras e gasolina e rojões estourar toda vez que uma mudança política é operada na cidade.

3 – Os cidadãos capelinhenses devem participar ativamente do processo político do município. Os representantes eleitos governam para o povo e é o povo quem dita as regras da política municipal. Nossa bandeira é a educação política, única forma de fazer com que as pessoas compreendam o valor do voto, conheçam seus direitos e não compactuem com a vergonhosa realidade presente.

4 – Os cidadãos capelinhenses não podem mais ficar de braços cruzados a espera de benesses e favores vindos de prefeitos(as) e vereadores(as). Devem participar ativamente das reuniões na Câmara Municipal, fiscalizar obras e investimentos e exigir a divulgação das contas municipais. Os jovens capelinhenses estão convidados a participarem do MMC, enviando sugestões, participando das discussões que a longo prazo formarão futuros líderes municipais mais esclarecidos e conscientes dos problemas da cidade e do país.

5 – Associações de bairro e de comunidades rurais devem fazer parte das discussões sobre o destino do município, apresentando propostas e trabalhando como parceiros dos poderes legislativo e executivo. Nesse sentido, é necessário que os diversos setores da sociedade capelinhense ocupem espaços na administração da cidade. Reivindicamos que Capelinha adote o orçamento participativo, um instrumento que permite à população opinar na distribuição e emprego das verbas públicas.

Reiteramos o caráter apartidário e democrático do MMC. É uma iniciativa da sociedade civil de Capelinha e que não se mistura à velha forma de fazer política presente em nossa cidade. Independente de quem ocupar as cadeiras da Câmara e da Prefeitura Municipal estaremos em constante fiscalização.

Os signatários

PARA ASSINAR O MANIFESTO:






65 comentários:

  1. Penso que a mudança ela gradativa e parte primeiro do (Eu)e depois se alarga ao outro.Nesta dimensão em que se andas as coisas em Capelinha gostaria de sugerir aos sociólogos, filósofos,jornalistas e cientistas políticos e da religião um seminário,um debate ou uma mesa redonda para dialogarmos e colocar propostas e metas para sociedade numa maneira de leva-la a uma conscientização do mundo político no qual afeta todos setores da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. SE O BLOG COMEÇAR A SER O MEIO DE INTERAÇÃO DA SOCIEDADE QUE DESEJA UMA CIDADE PRÓSPERA E MENOS CORRUPTA, NÃO PRECISA PETIÇÃO. DAQUI PARA FRENTE, VAMOS CONVOCAR A SOCIEDADE PARA SE MANIFESTAR, LER MAIS E APONTAR AS FALCATRUAS QUE ACONTECEM COTIDIANAMENTE NA OBSCURA VIDA POLÍTICA MUNICIPAL.

    ResponderExcluir
  3. UMA MANEIRA DE FISCALIZAR, SERIA O LEVANTAMENTO DAS COMPRAS E DAS OBRAS MUNICIPAIS, DOS PROJETOS APROVADOS PELA CÂMARA, DA COMPETENCIA DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS. TAXISTA CHEFIANDO A PASTA DA SAÚDE(NADA CONTRA OS TAXISTAS) É UM EXEMPLO DE COMO ANDAR PARA TRÁZ. OLHA O CASO DA JUVENATA SOYER, FOI SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO UMA VIDA INTEIRA E É QUASE ANALFABETA, NÃO SABE ESVREVER UM TEXTO DE DEZ LINHAS...

    ResponderExcluir
  4. A CORRUPÇÃO ESTÁ ESPALHADA COMO CÂNCER, ENTRANHADA NO SEIO DO POVO, É COMUM OUVIR A FRASE: "FULANO ROUBOU MAS FEZ", DIZ O DITADO: "FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É" QUE LEGADO ESSA SOCIEDADE ESTÁ DEIXANDO PARA SEUS FILHOS... POR ISSO CADA VEZ MAIS O POVO TEM USADO ENTORPECENTES, CAPELINHA PARECE BH, TEM GRUPINHO USANDO CRACK EM PÚBLICO EM PLENA SEGUNDA-FEIRA...

    ResponderExcluir
  5. A COISA ESTA FEIA, MACONHA VIROU COISA DE CARETA, TRABALHAR NINGUÉM MAIS QUER, ENCONTRAR UM MÉDICO OU ADVOGADO É MAIS FÁCIL QUE UM AJUDANTE DE PEDREIRO OU MESMO UM PEDREIRO EM CAPELINHA, TRABALHADOR RURAL VIROU RARIDADE, AGORA OS VAGABUNDOS VIVEM EXTORQUINDO OS APOSENTADOS PARA COMPRAR TÓXICO E PATROCINAR BRIGA DE GALOS.

    ResponderExcluir
  6. É NECESSÁRIO RESGATARMOS UM POUCO DA CULTURA LOCAL, CONCURSOS DE MÚSICA, GINCANAS, INCENTIVO PÚBLICO AO ESPORTE LOCAL, ENTRE OUTRAS COISAS... O FUNK VEIO DO RJ E VEM MATANDO A CULTURA MINEIRA... MÚSICA ANENCÉFALA É A MODA, E OS PAIS NÃO TEM MUITAS ESPERANÇAS, MENINA DE DOZE ANOS NO FUNK, VIRA CACHORRA, É DIFÍCIL....

    ResponderExcluir
  7. A melhor forma de "cobrar" dos politicos eh a manifestacao publica de sua insatisfacao. A informacao esta em todo lugar, quem quer se move. Depende de cada um de nos,em cojunto com o outro para valer seus direito!!
    Abracos Helio, parabens pelo Jornal

    ResponderExcluir
  8. Pois eu sou favoravel a se criar uma associação ,alguma coisa nos moldes de uma pequena cidade de São `Paulo que fundou a associaçao amigos da cidade x.Poderia ser uma ong que fiscalizasse o poder publico e mobilizasse os melhores sentimento pela cidade em que nascem os nossos filhos.Seria alguma coisa bonita ver a construção da etica na politica pelo proprio povo.Vamos lá

    ResponderExcluir
  9. O mais engraçado é que as pessoas ficam mais indignadas por não serem elas a estarem lá enriquecendo do que com a questão moral. Muitos dos que criticam fingem que nunca receberam um tutuzinho estatal.

    Acordem, bando de hipócritas brazileiros. Querem mentir pra quem? Se estivessem por lá fariam a mesma coisa ou até pior.

    ResponderExcluir
  10. Ao Sr. "Anônimo 17 de janeiro de 2011 14:16":
    Pois é exatamente essa mentalidade que queremos mudar. É lógico que sabemos de vizinhos, amigos e até mesmo parentes que se beneficiam de falcatruas envolvendo dinheiro público.
    Isso é errado, é anti-ético e ilegal. Dá cadeia Sr. "Anônimo 17 de janeiro de 2011 14:16"!
    E te pergunto, porque não podemos desejar uma realidade melhor? O Sr. acredita que corrupção e favorecimento pessoal com verbas públicas é algo natural e universal?
    Acorde o senhor(a)! Saiba que existe um mundo além do Brasil onde as coisas (embora imperfeitas) funcionam de maneira mais equilibrada.
    Que mal há em desejar que a política funcione de forma diferente? Acho que quem não deseja mudança nesse sistema vergonhoso deve estar lucrando com isso...

    ResponderExcluir
  11. Douglas,vc disse tudo.Há quem pense pequeno e neste caso nao precisa participar de nada a nãos ser do seu circulo mais intimo.Mas,a sua resposta foi perfeita e calará fundo neste narciso que julga os outros por si mesmo(narciso é o comentarista amargo e sem esperança marcado como 14:16)

    ResponderExcluir
  12. O "Anônimo 17 de janeiro de 2011 14:16" por acaso você está recebendo um "tutuzinho estatal"?
    Você m deixou confuso pela forma como defendeu o funcionamento da política empresarial prefeitural que rege os políticos mal-intencionados aclamados pelo povo capelinhense.

    Companheiro Anônimo, nós não almejamos a conquista de uma teta na prefeitura, como muitas pessoas de mente pequena e retrógrada dessa cidade almeja...

    O nosso objetivo é remediar a população contra o atraso e retrocesso político q vêm afundando essa pobre cidade em um mar de lama...

    O povo escolhe os políticos q irão gerir o seu dinheiro arrecadado através impostos!
    O povo não merece um político q usa esse dinheiro em beneficio próprio!

    E se esse político mesmo com a reputação manchada a respeito do seu caráter ético, o povo ainda continua a aclamá-lo como o grande bem-feitor da cidade é pq existe uma coisa muito errada nisso...

    É pq o povo ainda não tomou a consciência de que está sendo lesado, d q o seu dinheiro é usado para o enriquecimento ilícito d outros...

    O povo foi privado da consciência mobilizadora q move e muda as coisas...

    O nosso Objetivo é mostrar q através da mobilização, da cobrança por uma participação direta na política, nós podemos alavancar essa cidade rumo ao desenvolvimento...

    Nós queremos orçamento participativo, queremos o surgimento de associações populares, de órgãos públicos fiscalizadores, queremos uma nova frente política nessa cidade...

    É possível uma política limpa, só precisamos abrir os olhos da população para essa realidade...

    Existem pessoas de bem nesse lugar! Não pense q todos os cidadãos têm essa visão retrógrada d garantir um tutuzinho...
    Abra o olho pq mudanças estão em curso nessa cidade e quem continuar com as velhas concepções ficará no meio do caminho...

    ResponderExcluir
  13. Nossa, quanta demagogia... "É preciso uma dinâmica de priorização dos recursos públicos em prol do benefício da população"... Candidata de uma vez, rapaz. Essa lição de moral batida todo político repete no palanque, todo ano.

    Acredito sim, que haja honestidade. Mas não no Brasil, as chapas de Capelinha sempre tem algum interesse envolvido e se forem vocês lá vão roubar do mesmo tanto ou quem sabe mais. Maquiavel já mostrou que política e moral não se misturam, uma coisa é a ideia, outra coisa é a prática.

    Ou vocês são sonhadores sem contato com a realidade ou então querem um pouquinho da verba desviada. Das duas uma.

    ResponderExcluir
  14. "É lógico que sabemos de vizinhos, amigos e até mesmo parentes que se beneficiam de falcatruas envolvendo dinheiro público.
    Isso é errado, é anti-ético e ilegal. Dá cadeia "

    Eu sei que dá. Mas cadê que alguém tá preso?

    ResponderExcluir
  15. "O povo não merece um político q usa esse dinheiro em beneficio próprio!"

    Cada povo tem o governo que merece. Não me venham dizer que eles não sabem o que estão fazendo porque SABEM MUITO BEM.

    E não, não recebo propinas. Trabalho pelo meu dinheiro, não fico criando projetos políticos pra entrar na farra da prefeitura, não.

    ResponderExcluir
  16. Não tenho interesse em conseguir verba desviada, mas tenho o direito de me revoltar com uma realidade que não concordo.
    Primeiro, se tiver lido o documento atentamente perceberá que não está defendendo nenhum grupo político existe na cidade. Ele propõe outra forma de fazer política.
    Também trabalho muito pra conseguir meu dinheiro e não tenho interesse em receber propinas. Mas detesto pensar que minha contribuição ao estado em forma de imposto é desviada. Se isso não te incomoda eu sinto muito, mas no meu caso é uma algo que me deixa profundamente indignado.
    E pra você que não tem notícia de alguém preso por corrupção ai vão exemplos:
    http://www.conjur.com.br/2010-dez-24/acusado-corrupcao-prefeito-macapa-nao-liberdade
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/839378-preso-por-suspeita-de-corrupcao-prefeito-afastado-de-dourados-renuncia-ao-cargo.shtml
    Ps: aprenda o significado do termo demagogia. É uma palavra pomposa, mas pelo visto tem gente aqui que não sabe ao que ela se refere.

    ResponderExcluir
  17. Douglas quando faremos a primeira reunião para traçar rumos do movimento?Melhor que a caravana ande e deixe atras de si os caes a latir ..

    ResponderExcluir
  18. Galera, vamos mostrar as caras? Para quê postar comentário anônimo?
    Vivemos numa democracia e temos o poder de expressar nossas opiniões.
    À pessoa que postou que não acredita na ética política no Brasil, será que ela tem uma alternativa a nos apresentar a não ser a fiscalização e participação ativa da sociedade na política?
    Crítica pela crítica qualquer um faz...
    Queremos soluções...
    E se alguém dizer que algo não há soluções, talvez tenha desistido da vida...
    É fatalismo, derrota...
    Assim não vale a pena!
    Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa)
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  19. Quem tiver lá vai roubar, fato. Você que parece ser analfabeto funcional ou ignorou o que eu quis dizer de maneira calculada.

    Começa assim, com ações populares. Daqui a pouco se lança candidato como "criador da petição pública anti-corrupção". Eu manjo vocês.

    Demagogia é bem a palavra certa, fala de ideais bonitos mas vai saber se os coloca na prática mesmo.

    Quanto a Dourados, alguns entre MILHARES. Com um bando de ladrões na presidência você acha que esse país tem conserto com PROTESTINHOS? Já to até imaginando: O povo vai parar de receber propina e súbitas crises de consciência vão brotar entre os políticos corruptos. Tudo será uma festa!

    ResponderExcluir
  20. Ok Sr. Anônimo. Não vou mais perder meu tempo discutindo com você, mesmo porque o nível do debate rebaixou-se. Sou de Capelinha (mas não moro na cidade), não tenho aspirações eleitorais e sei ler muito bem.
    Deixe-nos fazer nossos PROTESTINHOS, temos esse direito assegurado pelas leis brasileiras. Assim como o Sr. tem o direito de ficar parado vendo as coisa como estão pra ver como é que ficam.
    Passar bem!

    ResponderExcluir
  21. Bem,se o que se diz incredulo (anonimo 19 janeiro 18:36) cre apenas na existencia de interesses particulares,deve ser que ele tem a perder com a luta pela etica na politica.Neste caso,para ele,quanto mais perdurar o descalabro politico,melhor para ele.Deve ser algum funcionario de 'confiança" de um lado ou do outro.Quem escolheu se omitir é uma coisa,quem agride o movimento gratuitamente é outra..Quanto é o sua gratificaçao,18:36?Ela fica inteira com voce ou a reparte com o seu grupo ? Quem diz ou escreve o que quer,ouve oo le o que não quer ..

    ResponderExcluir
  22. "Não me fale verdades, ou te acuso de ser prevaricador e corrupto"
    "Faça isso ou você é aquilo"

    Assim se resume o último post.

    Vocês podem fazer seu movimento anonimamente mas eu tenho que mostrar a cara, certo? Justifique essa afirmação. Como as duas coisas são diferentes?

    Ofender gratuitamente como? Eu justifiquei minhas acusações. Pra mim são um bando de demagogos mesmo. Na hora certa eu revelo minha identidade e os motivos de postar anonimamente.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo maquiavélico...

    Se não pode revelar a identidade ao menos revele as intenções de suas acusações para com o movimento!
    Não fazer como vc e ser taxativo, dizer q vc tem uma teta na prefeitura ou se beneficia da política suja, mas diga... pq estamos te incomodando?

    Vc transpareceu ser a favor da manutenção do status quo, da continuidade da política suja... Então pq nos acusa de querer participar da bandalheira? Pq esse rancor com uma iniciativa inovadora, originada a partir de jovens estudantes desinteressados eleitoralmente?

    Vc nos conhece por acaso? Teve dificuldades ao ler a petição ou fugiu da faculdade?(ao q parece deve ter frequentado alguma...)
    Não percebeu q o manifesto foi apenas uma forma de demonstrar a insatisfação de um pequeno grupo de pessoas, em sua maior parte estudantes e q nada têm haver com um projeto pra entrar na "farra da prefeitura"?

    ResponderExcluir
  24. Anônimo maquiavélico

    Não nos importamos com adesão popular à causa...eu sei muito bem como é a mentalidade do povo desta cidade. Mas diante dos acontecimentos vergonhosos na política capelinhense um grupo de pessoas com convicções políticas corretas preferiu dar um grito, ainda que mudo, e não ficar alheio a um fato tão repugnante, que pessoas como vc acham perfeitamente normal e válido...

    Sugiro q antes de nos acusar d ter pretensões eleitorais, q vá ao espelho mais próximo e reflita sobre as suas concepções retrógradas...
    Somos jovens e se vc é a d uma faixa etária mais elevada deveria dar o exemplo correto! Se é jovem ainda deveria reconsiderar as suas concepções!

    Venham mães e pais
    de toda a terra
    E não critiquem
    O que não podem entender
    Seus filhos e filhas
    Estão além de seu comando
    Sua velha estrada
    está rapidamente envelhecendo
    Por favor saiam da nova
    Se não puderem dar uma mãozinha
    Pois os tempos estão mudando
    (Bob Dylan)

    ResponderExcluir
  25. O que é a verdade?Para os mulcumanos ,a verdade é uma coisa ,para os israelenses é uma outra bem diferente .No seu caso,a verdade é o que voce pensa ou escreve?Desde a cultura classica grega que esta indagação esta posta e cada um a responde conforme as suas convicões .Então,não se trata de verdade ,trata-se de desejar escrever a historia..O genero humano está condenado a faze-la.Ja passamos pelo feudalismo,pelo escravagismo e hoje ,o trabalho "livre", as mulheres e analfabetos sequer votavam.O que temos hoje é pouco ,mas, a historia avançou e se assim se deu foi porque alguem ,"nao acreditando ser impossivel,foi lá e fez". Aqui ,é aluta da potencia da vontade contra o pessimismo depressivo .Quem está vivo ,quer ter esperança.Quer, por favor ,deixar que se a cultive?ao ranzinza de 22:26

    ResponderExcluir
  26. Amigos, vou falar uma coisa, entendam como quizer.. e se entender mal, não queiram querer que eu explique o que está claro...

    "ENQUANTO A CARAVANA PASSA, OS CÃES LATEM"!!

    Ou vocês seguem seus caminhos e se tornam surdos para as críticas, ou vocês ficam ouvindo criticas e se estagnem no caminho.

    Sempre vai existir alguém que não vai concordar conosco. Mas precisamos continuar o caminho.

    Eu falo de Experiência própria.

    Há, só gostaria de lembrar que para mim, tá sendo muito bacana ter que ler 20 comentários por dia de vocês, continuem visitando o Blog.

    ResponderExcluir
  27. o mais importante é a consciência, acreditar que mesmo que não suja nenhum efeito positivo, tentamos mudar uma realidade, se um indivíduo entra neste site e consegue absorver algo positivo nos posts, algo bom já foi feito....

    ResponderExcluir
  28. ENQUANTO OS BRASILEIROS NÃO SUBIREM A MÉDIA DE LEITURA PARA PELO MENOS 5 LIVROS/ANO, EXCLUINDO PAULO COELHO, AGATA CRISTHIE, SIDNEI SHELDON E REVISTAS EM QUADRINHOS, TEREMOS QUE CONVIVER COM PESSOAS QUE IDOLATRAM CORRUPTOS E LADRÕES E QUE NÃO ACREDITAM EM UM PAÍS MELHOR. OS LADRÕES DE CAPELINHA CONSEGUIRAM AUMENTAR SEUS BENS MATERIAIS, MAS NÃO HÁ COMO COMPRAR CULTURA, QUALQUER PESSOA COM UM MÍNIMO DE INTELIGÊNCIA SABERIA QUE COM TANTAS FALSIFICAÇÕES ESSA TENTATIVA DE GOLPE NUNCA FUNCIONARIA. QUEM ESTÁ RINDO É O ADVOGADO WARLEY, POR SINAL AS OBRAS EM SUA RESIDENCIA FARAÔNICA ESTÃO EM PLENO VAPOR, APÓS ANOS PARADA, É O RETORNO FINANCEIRO DA POLÍTICA.

    ResponderExcluir
  29. É ridiculo uma discussão que só fica neste espaço. Ou nós jovens, damos o troco em 2012 nestes safados, todos eles (partidos ou grupos Verdes,Azuis,Vermelhos)ou isso aqui não valerá a pena.

    ResponderExcluir
  30. "Se não pode revelar a identidade ao menos revele as intenções de suas acusações para com o movimento!"

    Eu tenho direito a expressar o que penso. E penso que esse movimento é demagogo. Vocês não estão me incomodando, longe disso. Isso é discurso pra tentar me demonizar e se santificar. Eu comento o que achar melhor comentar. Não importa se sou anônimo, a verdade está no que é dito, não em quem diz.

    Por algum tempo achei que talvez a política em Capelinha teria conserto. Não tem. A única maneira de mudar alguma coisa é mudando em Brasília, de cima pra baixo. É como a questão do tráfico.

    Não sou a favor da manutenção do status quo, mas na minha opinião vocês só querem se promover politicamente. É bem sabido que quem toma o poder termina se corrompendo, quando não tem uma base educacional, religiosa e moral bem forte. Não acredito que haja mais que 50 pessoas assim em Capelinha. E se entrarem pra política, a chance de se corromperem é alta.

    Pare com o vitimismo ao dizer que estão sendo perseguidos por mim. Simplesmente manifestei minha opinião, aprenda a conviver com isso. E com o ad hominem também: Não adianta me chamar de analfabeto, entendi muito bem a proposta.

    ResponderExcluir
  31. Ao que parece, o segundo herói é que não sabe interpretar texto. Onde eu disse que corrupção é normal e válida? Eu disse que vocês provavelmente fariam o mesmo. Não fiz juízo de valor quanto a isso. Minhas concepções são retrógradas? Prove. Não acuse, meramente.

    O que é a verdade? A verdade é a correspondência entre um fato afirmado e a realidade. Não é definida pela cultura, isso é baboseira de esquerdista. Estão vendo o naipe da "consciência" política de vocês? Relativismo moral. Oras, se não existe verdade, se o certo é a cultura que determina, deixem Capelinha no buraco corrupto em que está. Afinal de contas, é o que o povo quer, não? Deixem que eles exerçam sua cultura corrupta. Então a "verdade" é que bom é mau, mal é bem? Nunca. A verdade é uma só. Só num lugar atrasado feito esse mesmo pra ainda se falar em relativismo cultural, coisa que em ambientes acadêmicos sérios é motivo de piada.

    "Não existem verdades absolutas" <--- Essa frase é verdade ou mentira? Se for verdade, então existem verdades absolutas. Se não for verdade, voilà - Elas existem.

    Quer mais uma verdade? Você pensa, logo existe. Nega que isso seja uma verdade?

    Quem nega verdades absolutas nega a Deus e aos direitos humanos fundamentais. Pois afinal, direitos são questão de "opinião", não derivam da natureza humana universal. E é gente assim que quer me ensinar como se comportar moralmente? Caso você não saiba, essa sua afirmação mentirosa foi o embasamento legitimatório nazista pra justificarem suas atrocidades. Se a verdade é definida pela cultura, é legítimo que se mate judeus porque aceitamos isso como um bem aqui. Nazismo é um bem?

    Qual a diferença do feudalismo pra hoje, sra. (imagino que seja uma mulher porque o discurso tem ranço de faculdade de pedagogia ou psicologia) Anônima ? Não trabalhamos muito para nossos senhores feudais? E você diz que as coisas melhoraram? Tem razão, o conforto e a comida baratearam tanto que até os escravos podem adquirir esses recursos sem problemas.

    No mais, antes analfabetos não votassem. É exatamente esse o problema de Capelinha e vocês querem resolver com bom-mocismo e palavras de ordem. E não preciso nem citar nomes de vereadores que entraram naquela camara com o mesmo discurso fajuto de vocês e hoje se vendem por 30 moedas de prata ou 100 mil reais, o que aparecer primeiro.

    ResponderExcluir
  32. Ao heroi tardio de 18:06

    Voce é um adulto.Tem referencias bibliograficas diferentes das minhas.De fato,continuo a perguntar pela verdade no reino do ser social.Questiono deus e a falacia dos direitos humanos numa sociedade de renda concentrada como a nossa.Para mim, eles o direitos humanos formais,não sao nem direitos ,nem humanos .Voce cresceu ,amadureceu ,namorou a esquerda,caiu nos braços da direita ,é machista ,é conservador e quer assassinar a esperança dos jovens ,punindo-os porque eles são hoje o que voce foi um dia.O seu envelhecimento nao lhe da o direito de exterminar a juventude e a esperança do outro.

    Errou parte de seu diagnostico a meu respeito : o trabalho foi o meu maior mestre ,nao tenho pretensão a cargo politico,mas,creio na possibilidade da emancipaçao politica nos termos de Jose Chasin.Por fim, moro em outra cidade de um outro estado ... E não vou lhe responder mais porque prefiro gente de bem com a vida ... Ah,sim, nao sou psicologa ,nem pedagoga

    ResponderExcluir
  33. ah,sim,mais uma coisinha para o ranzinza de sempre ,hoje,as 18:06 - alem de depressivo, penso que vc fez advocacia e a exerce .. faz-se sempre a mesma pergunta ,imaginando-se roedado de crimes por todos os lados ,sempre se perguntando : a quem interessa ? Por que se interessam ?Saude e paz,meu irmao..

    ResponderExcluir
  34. A politica de Capelinha está simplesmente revoltante...o que está acontecendo com os cidadãos capelinhenses...os politicos roubam, enganam, ignora a situação e as necessidades do povo e ninguem faz nada a respeito...NÃO SE CONTENTEM COM MIGALHAS..PODERIA SER FEITO MUITO MAIS PELA EDUCAÇÃO,PELA POPULAÇÃO CARENTE, PELA INFRAESTRUTURA..2002 CAPELINHA FOI ELEITA A CIDADE MAIS CORRUPTA DO BRASIL..GENTE ACORDA...

    ResponderExcluir
  35. "Tem referencias bibliograficas diferentes das minhas.De fato,continuo a perguntar pela verdade no reino do ser social."

    Eu te apresentei fatos. Refute minha teoria, não tente puxar a discussão para o lado da autoridade. Eu demonstrei que a verdade existe e que o errado e o certo aqui são o errado e certo sempre, independentemente de cultura. Não interessa se um povo acha que estupro é bom, isso não faz com que ele seja. E como eu disse, seu discurso legitimou o nazismo. Está se esquivando dos meus argumentos, responda-os com honestidade intelectual.

    "Questiono deus e a falacia dos direitos humanos numa sociedade de renda concentrada como a nossa.Para mim, eles o direitos humanos formais,não sao nem direitos ,nem humanos"

    Ué, se não acredita em direitos humanos e moralidade, por que condena os políticos? Eu posso condená-los porque acredito em moralidade absoluta. Você não. Seja "tolerante" com a "moralidade" criminosa deles.

    "Para mim"? Só pra você que não são. Isso não é questão de opinião. Os direitos humanos podem até não ser respeitados em algumas esferas, mas existem ainda assim. Transgressão de direito não faz com que ele desapareça. Alguém que acha que fatos são questão de opinião precisa procurar um psiquiatra urgentemente. É como alguém que diz que é Napoleão, doido de pedra.

    ResponderExcluir
  36. "Voce cresceu ,amadureceu ,namorou a esquerda,caiu nos braços da direita ,é machista ,é conservador e quer assassinar a esperança dos jovens ,punindo-os porque eles são hoje o que voce foi um dia."

    Nunca flertei com a esquerda. A esquerda só fala, feito você. Nada faz, quem toca o mundo pra frente são os centristas. Sou machista sim, e daí? Quer debater a validade de minha ideologia num ambiente apropriado? Sou conservador, e daí? Pior são vocês liberais que advogam pelo direito de um humano oprimir o outro. Mais uma vez você se vitimiza aqui dizendo que eu quero matar a esperança. Nada disso, só afirmo que esse tipo de manifestação é INÚTIL e que esse pessoal que a propõe tem a mesma mentalidade demagógica que os políticos atuais. Mas dizer que eu quero matar a esperança me demoniza bastante e te faz parecer boazinha, né? Pena que quem nega direitos humanos não pode ser bom.

    Você está tão desesperada que tem que apelar para argumentos ad hominem, que atacam a pessoa por trás da ideia. Saiba você que sou muito feliz da maneira que sou, abraçando a verdade, ao contrário de vocês da esquerda que querem maquiá-la com essa baboseira "historicista". Alguém que diz que verdade é questão de opinião na certa precisa de tal afirmativa pra se sentir melhor em relação ao que faz de errado SABENDO QUE É ERRADO. Sou depressivo porque reconheço a falibilidade da política? Errado. Sou feliz porque tenho Deus no meu coração, algo que vocês precisam. Esse mundo é imperfeito por natureza, não adianta ter síndrome de superman e querer salvá-lo. O máximo que dá pra fazer é melhorar com algo que FUNCIONE, não com bom mocismo demagógico e inerte.

    Você é tão arrogante que questiona Deus e quer me colocar como o vilão aqui. Vilão é o neoateísmo e o hedonismo imediatista que tornou as pessoas um bando de materialistas niilistas estúpidos patrocinados pela esquerda. É exatamente esse tipo de gente que tornou o ambiente do século 21 corrupto, apesar do avanço tecnológico e da informação. É algo bem intelectual e inteligente querer se opor a Deus e à religião hoje em dia, né? "Se fulano é ateu, é inteligente" - Ignorando que a busca da liberdade e do conhecimento foram instituídos aqui pela Igreja. Cômodo.

    Meu envelhecimento? Não me faça rir. Tenho 23 anos, a diferença entre eu e os idiotas úteis é que penso por conta própria e vejo os dois lados da moeda pra tirar minha conclusão. Coisa que esquerdopatas não fazem - leem o que seus ídolos falam e tomam como verdade, repetindo feito papagaios. Errou seu julgamento a meu respeito, mas eu acertei o seu. Bem percebi que era mulher pela petulãncia pseudointelectual ao argumentar e pela dificuldade em pontuar suas linhas. E se não é psicóloga, fica clara sua inclinação para o exercício de tal profissão, como fica provado na sua pífia tentativa de me analisar pelo meu discurso político. Mulheres desequilibradas emocionalmente adoram essa profissão.

    Gente de bem com a vida? Desde quando feminista é de bem com a vida? São todas feias, mal-amadas e querem tentar a vida intelectual na ilusão de que homens ligam para o intelecto de mulheres. Vão repetir fórmulas prontas da moda (sendo o relativismo cultural/moral destruído por Sócrates há mais de 2500 anos a bola da vez) e acham que estão convencendo alguém. Diante da sua falta de argumentos só me convence de sua ignorância.

    ResponderExcluir
  37. anônimo 21 de Janeiro 01:17

    Infelizmente este Blog aqui é para se discutir idéias, e não pessoas, e outra, somos contra a qualquer tipo de intolerância, seja ao feminismo, a religião, a homossexuais etc..

    Portanto, gostariamos de lhe pedir para que por favor ponderrasse as suas palavras.

    ResponderExcluir
  38. O MMC está no caminho certo e estão todos de parabéns pelas iniciativas.

    Quando as pessoas param de sonhar, a vida acaba, perde o sentido.

    Sonhamos sim com uma cidade mudada. Sabemos que perfeita nunca será; mas mudada sim, pelos esforços conjuntos da população.


    Bem que esse Anônimo ai poderia unir forças pelas mudanças em nossa cidade. Parece ser uma pessoa inteligente, informada, mas infelizmente sem esperança, sem perspectivas de melhoras e mudanças. Uma pena.

    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena . '

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. OBS: NÃO PUBLICO MAIS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS QUE DISCUTE PESSOAS, PORTANTO, SE VOCE POSTOU AQUI, E NÃO FOI PUBLICADO, NÃO QUESTIONE, APENAS REESCREVA DISCUTINDO IDÉIAS E NÃO PESSOAS.

    ResponderExcluir
  41. O Jornal a cidade está correstissimo - a questão aqui é discutir formas de se conseguir a emancipação politica de um povo,o de Capelinha que,por direito constitucional,pode e deve fiscalizar a sua "representação politica".È uma questao de fe no poder de mudar que certas pessoas tem e outros ,nao.

    ResponderExcluir
  42. Confesso que acabei de ler TODOS os comentários que aqui foram postados.
    Gostaria que nenhum fosse anônimo para que eu pudesse mencionar e discutir cada um deles.
    Vejo aqui alguém com muito conhecimento que ignora o movimento de alguns cidadão que possuem o desejo de promover uma outra política (voltada para o bem geral) para a cidade de Capelinha.
    Não entendi tamanha fatalidade! Por que desacreditar assim de uma possível mudança?
    Constatei que você argumentou, argumentou, criticou, etc, mas não apontou uma saída viável para combatermos tal politicagem.
    Como assim temos que acabar com a "corrupção em Brasilia?"
    Primeiramente que esse não é o caminho!
    Me diga como a corrupção irá acabar dessa forma se os homens e mulheres nasceram sob um sistema que visa mais o lucro em detrimento do bem-estar das pessoas?
    Como se a concentração de riquezas está nas mãos de 10% da população?
    O que é que tem que mudar?
    É Brasilia???
    É o mundo querido(a)!O mundo é formado por pessoas...
    E não é mudar o sistema...É mudar a gente mesmo!
    É como Gandhi dizia: Seja a mudança que deseja ver no mundo!"
    É buscarmos sermos mais solidários e buscar,pelo menos, promover a justiça na qual Jesus Cristo veio anunciar.
    Percebi que tu és bastante cristão...
    É preciso retermos exemplos como o da Suiça, onde existe a melhor renda per capita do mundo e o maior índice de suicídio e depressão?
    O que acontece? É o socialismo que resolverá? É o capitalismo na forma como se encontra? Será que foram os "comunistas" que causaram toda a desgraça como você afirmou?
    Acho que você faz acusações muito diretas sem conhecer os percursores desse Movimento.
    Talvez sejam alguém que se frustrou com uma visão individualista de analisar o mundo.
    A principal proposta do movimento refere-se ao Controle Social e à Participação Popular, ou seja, cidadãos ativos que fiscalizam e acompanham o trabalho de seus representantes.
    Ou você acredita num Salvador da Pátria?
    Se acredita, deve acreditar que D. Pedro chegou às Margens do Ipiranga e bradou aquele grito "Independência ou Morte!" após decidir lutar como um herói frente às tropas portuguesas.
    Ou talvez acredite em Papai Noel, coelho da páscoa ou coisa do gênero.
    Agora, antes acreditar nisso, do que não acreditar em nada!
    Estar aqui apenas tentando destruir uma nova possibilidade de combater toda essa politicagem.
    Pra você eu cito até o ilustre Tiririca: "Pior que tá não fica!"
    Então já que não ficará pior, não impeça o movimento de crescer. Isso são atitudes fascistas de reacionários!
    Ao contrário, você com todo o seu conhecimento, seria bastante útil para pensar algumas saídas para essa barbárie.
    Só te falta uma coisa: Otimismo...

    Por favor, não leve a mal, é apenas uma opinião.

    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."
    (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  43. Caros amigos do MMC:
    Para que esse movimento produza efeitos práticos, é necessário que, antes de mais nada, proceda como um movimento efetivamente coletivo... Há aqui um comentarista por demais dotado de conhecimentos - uma potencialidade para o MMC - que está sendo rechaçado! Puxa, o moderador do Blog se apresenta sempre na primeira pessoa, condenando atitudes e prometendo não publicar isso ou aquilo... Naturalmente há aqui a necessidade de um moderador, mas que proceda como tal e não como um tolhedor de opiniões...! Ora, o MMC não está aberto à primeira crítica séria que aqui se verificou...? Quanto aqui se falou em intolerância, não obstante, o moderador insiste em ser intolerante, sobretudo para com as críticas consistentes e bem formuladas...!
    Sugiro que se repense a abertura do MMC a partir desta questão que levanto.

    ResponderExcluir
  44. José Carlos Machado,

    Em primeiro lugar, seja bem vindo ao Blog

    Segundo- lugar, eu infelizmente não posso publicar textos saem do discutir temas, e vira para o lado pessoal da pessoa, como chamar alguém de feio, de burro, de isso ou aquilo.

    Terceiro- este Blog é do Jornal A Cidade, e não do MMC, o jornal apoia totalmente o MMC, mas infelizmente não é obrigado a publicar textos que infelizmente fere pessoas, etc.

    Quarto - Eu intervenho para alertá-los para não deixarem o diálogo tornar baderna.

    Quinto - Poderia realmente publicar todos os textos (Inclusive alguns que tem acusações grávissima) se estes textos não fossem escritos em anônimos.

    Sem mais para o momento, o sr. pode nos questionar, sempre que quiser, Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Eu ataquei pessoalmente quem me atacou e refutei cada argumento lugar-comum aqui postado. Quem iniciou ataques pessoais foi essa anônima aí, mas até então você ficou calado. Quando eu resolvi reagir de repente aqui virou um lugar moderado - pra não dizer CENSURADO.

    ResponderExcluir
  46. Daniel

    Me mostra qual post que voce se sentiu ofendido, que eu excluo.

    ResponderExcluir
  47. Daniel

    Censura é proibir a liberdade de expressão!

    Aqui, todo mundo é livre para concordar, criticar, argumentar, refutar e expressar opinião contrária sobre qualquer tema.

    Mas isso não funciona quando a situação é pessoas, o jornal não aceita isso!

    Somos contra a intolerância sim!!!

    Tem um texto que a sua anônima debatedora escreveu, que eu não publiquei, sabe porque? porque não discute Opinião, e sim você.

    Aliás, me desculpe, mas eu nunca publico tudo que me é enviado.

    ONTEM MESMO, RECEBI UM POST ANÔNIMO DIZENDO:

    HÉLIO, NOTÍCIA QUENTE PARA VOCÊ, HEDY LAMAR PODE VOLTAR HOJE PARA PREFEITURA. FONTE SEGURA!

    Eu pensei em até fazer uma matéria, mas percebi que não havia necessidade. Porque sengundo as minhas fontes principais de informação, isso não era confirmado.

    Desculpe Daniel, se você acha que isso é censura, mas mantenho minha posição. E só para constar, se você quiser saber o que a sua anônima publicou, basta me ligar, ou então mandar um e-mail que mandar para você!


    Eu agradeço a vocês pelos comentários, só peço que por favor moderem ai, porque antes de publicar, eu leio todos os comentários antes!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  49. Comunismo/feminismo agora são pessoas e não estou sabendo? São ideologias e não pude criticá-las, pois logo veio o aviso: "Pondere seus comentários". Traduzindo, "fale bem do nosso movimento e seja politicamente correto".

    Se vocês estudassem o marxismo cultural e soubessem o que é "politicamente correto" sentiriam vergonha. Minhas opiniões foram atacadas e tolhidas aqui, sim. Ao invés de réplicas só recebi acusações.

    Alexandre, o comunismo matou mais de 120 milhões de pessoas sozinho. Isso eu não vou nem discutir porque pra mim é como discutir a validade do nazismo.

    "Não entendi tamanha fatalidade! Por que desacreditar assim de uma possível mudança?"

    Porque quem tem o poder e o dinheiro nas mãos vai lutar para que ela não aconteça. Some-se isso à convergência de interesses entre o povo e quem os controla (mantendo esse sistema o povo continua a receber suas migalhas amadas e quem depreda o tesouro público continua a fazê-lo).

    A mudança só pode ocorrer de cima pra baixo. E enquanto o pessoal se focar em política pública regional, os chefes da matilha vão continuar tendo caminho livre pra continuar deseducando as pessoas. Exemplo? Olhem o ENEM: Só consegue uma bolsa quem pensa do jeito que o PT quer.

    ResponderExcluir
  50. Quem disse que eu sou fatalista? Fatalista seria se não enxergasse soluções viáveis. Eu só acho que esse movimento não é uma delas, é um furo n'água. Conscientizar políticos? É como tentar convencer um leão a não continuar devorando antílopes. NUNCA que vão mudar de pensamento, fizeram isso a vida inteira e vão continuar sempre. É a criação e educação coronelista que tiveram. O mesmo se aplica aos que vendem seus votos, vai lá falar de política pra gente que acha que a boa é ser o "malandrão esperto demais" que vende o voto por 20 reais e ri da cara de quem fala em ética. E depois quem lidera esses movimentos entra pra política e termina por se bandear pro lado que tanto criticava.

    A verdade é uma só: Os políticos são o reflexo de seu povo. Por isso você vê resultados em países alfabetizados e com consciência política. Quem elege um Tiririca da vida é tão burro e corrupto quanto ele (não venham me dizer que ele não sabia que estava levando deputados do mensalão junto consigo pra dentro do congresso). E o mesmo se aplica a eleitores capelinhenses - A falta de brio na cara dos políticos é a mesma de quem elege esse pessoal. Estando lá no lugar deles fariam até pior.

    E é ESSE PESSOAL que vocês querem conscientizar? É essa a solução?

    A única solução dentro do sistema democrático é escolher bem seus deputados federais, que são os responsáveis pelo plano legal e que vão fazer a diferença. De resto é REZAR porque quando o voto de um sujeito estudado vale o mesmo que o de um analfabeto as coisas tendem a ficar como estão ou piorar. Pra quem acha que estou sendo injusto, PROVE que é bom ter um analfabeto participando de um processo político que sequer entende. Democracia é como se sentar em uma mesa com 9 crianças e perguntar: Comeremos algo saudável ou sorvete com coca cola?

    Outra solução é fiscalizar quem fiscaliza, NÃO OS FISCALIZADOS. SEJA UM CHATO. Ou vocês acham que alguém vai ter crise de consciência por meter a mão no erário público? Cobrem do MP, denunciem pra PF, falem no ouvido de quem pode resolver. Não pensem que humanos vão se autosabotar conscientemente - Humanos só respeitam aquilo que temem, portanto a solução é intimidá-los sendo chatos com quem pode com eles. Quem fiscaliza por conta própria termina levando um calaboca monetário e aceita feliz.

    ResponderExcluir
  51. Esse tipo de fiscalização é mais viável do que gastar seu tempo tomando chá de cadeira pra ser ouvido pelas autoridades locais. E alguém aí tem tempo sobrando? Pra um telefonema ou emails, todo mundo tem.

    A quem interessam currais eleitorais? Governadores, presidentes, partidos. Obviamente querem manter a população burra e sem capacidade de reação, tornando-os idiotas úteis. Prefeitos e governadores não são mais que feitores dessa gente - Eles sabem muito bem o que está ocorrendo - Agora toma o mandato deles pra ver no que dá. Só que todo mundo tá ocupado demais com política regional pra perceber o que tá ocorrendo em larga escala - Daí faz passeatinha, movimento disso, daquilo e depois vota na Dilma. Não se atualizam, não percebem a complexidade de um voto, como devemos nos preparar para tanto lendo e tendo amor à verdade. Eleitor médio lê quantas obras políticas? NENHUMA. Só acredita no que dizem, se deixa levar pelo senso comum e pelo que a sociedade cobra dele. Se está na moda ser politicamente correto, é o que ele vai ser. A moda é da tolerância fanática? Sejamos fanaticamente tolerantes. A moda é ser adepto da Lei de Gerson? Então só quero levar vantagem.

    Achar que alguém deve se focar em política regional é a mesma coisa de subir morro pra fuzilar traficantes sem combater quem os patrocina.

    Se quer mudar alguma coisa no mundo, comece por você mesmo: Leia bastante, se prepare e vote em quem tem preparo e culhões, e NÃO SE ENVOLVA COM POLÍTICA NUNCA - Quantos fazem isso? Nessa pseudodemocracia é o que dá pra fazer de melhor. Não esperem que um bando de analfabetos políticos vá ajudar a resolver a situação. Vivemos num país onde o Collor não sofreu praticamente nenhuma represália por ter assaltado a população inteira. Faça sua parte antes de cobrar a dos outros.

    Falei muito, falei bagunçado mas é o que penso.

    ResponderExcluir
  52. Daniel, você é muito inteligente!

    Eu só para terminar

    O Jornal A Cidade apóia sim o movimento, assim como apoia vários projetos de cunho popular.

    Não tem problema você falar do Feminismo, comunismo, religiosidade, política dentre tantos outros.

    Eu publiquei seus comentários porque você teve uma posição de argumentar contra uma opinião, e não contra pessoas.

    E para terminar, Num precisa ponderar suas palavras, basta saber dividir Opiniões, posições de pessoas, e como sei que você é inteligente, a partir de agora, vai fazer isso!

    ResponderExcluir
  53. "É preciso retermos exemplos como o da Suiça, onde existe a melhor renda per capita do mundo e o maior índice de suicídio e depressão?"

    Esqueci de comentar isso: O maior índice de suicídios do mundo é o da Suécia, que tem maioria ateísta. Ou seja, tem dinheiro, tem distribuição de renda mas ali falta Deus. Origem? Modelo educacional autodestrutivo.

    Já o Brasil tem Deus, tem dinheiro mas não tem distribuição de renda porque não tem educação. E pergunto: Municípios vão conseguir educar as pessoas sozinhos? Quem comanda a educação? O governo federal, claro. A saída está ali no modelo educacional, em se fazer investimentos em tal área - Não obstante, é necessário que se mude a mentalidade dos professores, que mais tentam doutrinar os educandos a odiarem a Igreja.

    No mais, a situação já está difícil com Deus, imagina sem ele - E a idolatria um estado ateísta que as pessoas estão aprendendo agora. Isso sim é realmente preocupante.

    ResponderExcluir
  54. Parte 2
    Discordo de você também quando diz "Achar que alguém deve se focar em política regional é a mesma coisa de subir morro pra fuzilar traficantes sem combater quem os patrocina."

    Será que podemos generalizar isso? O que você me diz de várias cidades brasileiras que possuem tamanha qualidade de vida que chegam a ser comparadas a Europa, como: Londrina, Maringá, Curitiba e outras mais.Prefiro falar aqui de cidades que conheço pessoalmente!Mas existem muitas outras... Será que essas cidades alcançariam o patamar que alcançaram esperando que a solução provenha do âmbito federal?

    Você já viu algo sobre a descentralização ocorrida com a CF 88 que confere aos municípios autonomia perante a esfera estadual e federal?

    Pena que descentralizaram o poder, mas não as verbas, com isso, os municípios se sentem obrigados a construírem meios para obterem recursos. Um bom exemplo são os radares eletrônicos espalhados pelas cidades brasileiras.

    Só um exemplo, Capelinha recebeu mais de 17 milhões no ano de 2010 em repasses, fora os convênios e outros tipos de arrecadações. Você não acha que haveria uma grande melhoria se estes recursos fossem todos destinados em benefício da população? Será que é impossível tal coisa?

    Conhece o Orçamento Participativo, tal como existe em Porto Alegre, cidades de Santa Catarina e algumas cidades de Minas?

    Conhece a política dos conselhos gestores de políticas públicas?

    Será que você considera tais coisas como ferramentas inúteis e vai continuar esperando que a mudança venha lá de Brasília?

    Confesso que não dá meu companheiro. Infelizmente é preciso acreditar em algumas reformas, explodir esse sistema na base é complicado.Corremos o risco de não executar pequenas mudanças enquanto aguardamos as grandes.

    Todo e qualquer sonho em busca da mudança deve ser sim alimentado. É preciso deixar que as antíteses se construam para confrontarem com as teses existentes e formarem novas sínteses.

    E pra encerrar, nunca defendi o comunismo na forma como ele aconteceu. Até porque o verdadeiro socialismo nunca aconteceu no mundo. O que houve foram aventureiros que deturparam a obra de Marx e a interpretaram segundo o ego.

    Termino sugerindo que você conceituasse a palavra "Cidadania".

    Que mantenhamos a dialética...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  55. Parte 1
    Caro Daniel!
    Quero te parabenizar por todo seu conhecimento em política e confesso que gostaria muito de te conhecer pessoalmente e trocar algumas ideias com você.

    Reconheço toda a sua indignação, realmente é quase impossível ter boas esperanças perante a esse cenário político no qual vivemos desde 1.500.

    Primeiramente, só queria entender o que você disse "Conscientizar políticos? É como tentar convencer um leão a não continuar devorando antílopes. NUNCA que vão mudar de pensamento, fizeram isso a vida inteira e vão continuar sempre."

    Certo, pelo que eu entendi o MMC não busca "conscientizar políticos, é ao contrário, ele quer levar aos cidadãos o entendimento sobre a INEFICÁCIA da democracia representativa.

    A grande ilusão de nós brasileiros até hoje, foi esperarmos as mudanças dos nossos representantes, isso não existe. Os avanços sociais que ocorreram até hoje no Brasil todos partiram de movimentos sociais.

    É lógico que não podemos generalizar, mas a maioria dos "políticos" quando chegam ao poder, não conseguem mais olhar além do umbigo. A coisa lá no alto é corrompida! Como esperar que a mudança venha deles?

    Eu sinceramente não consigo encontrar uma solução clara, mas me policio sempre para não cair num fatalismo. Creio que através da participação política e do controle social haverá sim um avanço na nossa "pseudodemocracia".

    É preciso fiscalizar sim! Acompanhar o trabalho dos nossos "representantes", exigir prestação de contas, denunciar, cobrar, afinal, averiguando minuciosamente todo o sistema, poderemos não mais reeleger tais pessoas. E quem está no governo, vai buscar sempre uma maneira de mostrar trabalho para se reeleger novamente. Agora, o que não dá, é ficarmos estagnados mediante à todos esses acontecimentos no cenário político municipal e ficarmos de braços cruzados.Ou talvez esperando as coisas se resolverem lá do alto, eu prefiro acreditar no ACASO.

    Discordo de você quando diz que

    Você diz que a panacéia é a EDUCAÇÃO, concordo plenamente com você. Inclusive porque acho que a maior desigualdade existente não é a econômica e sim a intelectual! Pessoas que pensam a partir de si próprias não são manipuladas por nenhuma TV GLOBO, nenhuma VEJA ou coisa do gênero. São livres para constituírem o próprio pensamento e romper com a ideologia dominante de alienação.

    Mas o problema é: Como obter os investimentos em Educação? Você acha que um governo neoliberal vai investir em Educação para gerar pessoas pensantes e críticas para que depois elas protestem contra o sistema? E outra, não basta somente EDUCAÇÃO, mas educação que não só nos prepare para o mercado de trabalho, mas que nos torne pessoas melhores. É preciso mais Filosofia, Sociologia e outras ciências socias no currículo dos nossos estudantes.

    ResponderExcluir
  56. Gente,vamos agora postar no blog do MMC?Talvez seja lá o lugar mais apropriado para acompanharmos o movimento.

    ResponderExcluir
  57. Meu caro Hélio:

    E certo que este Blog não pertence ao MMC. Aliás é uma pena que o MMC ainda não disponha de seu próprio Blog, algo gratuito e eficaz como veículo de comunicação de massa. Fica aí esta sugestão para que o Movimento Muda Capelinha crie o seu próprio Blog.
    Não há, porém, como dissociar o MMC deste Blog. Foi por intermédio dele que muita gente tomou conhecimento do Movimento. Quero crer que muitos de seus idealizadores estejam aqui neste forum de discussões. Ou seja, este Blog, queira ou não, tornou-se porta-voz do Movimento, o que é muito bom, porque aqueles que, por qualquer motivo, não podem se fazer presentes ao local de reuniões do MMC podem perfeitamente estar contribuindo com suas idéias. O mundo é movido por idéias, pelo conhecimento, que em sua acepção mais estrita, é a moeda de maior valor no mundo contemporâneo.
    Parabéns, portanto, ao Jornal A Cidade por estar apoiando o MMC e por ter-se tornado um forum tão privilegiado para as discussões quanto o Plenário da Câmara Municipal, cedido para as reuniões.
    Aqui, os ideais do MMC saem de entre quatro paredes e ganha o mundo!

    ResponderExcluir
  58. Carlos Machado
    Eu que agradeço Pela sua visita no Blog do Jornal A Cidade, Breve, estaremos com um site muito bacana, que também terá fórum de discursões em todas as notícias.

    O MMC tem o apoio sim do Jornal A Cidade. Nós da Agência de Notícias acreditamos que a única forma de mudança social é atravez de filosofias coletivas que vão enculturando a Sociedade.

    O Blog do MMC é Recém criado, http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/
    Se o Sr. quiser, poderá acessar o blog, que é muito bacana

    ResponderExcluir
  59. Olá Professor Carlos Machado!
    Como é prazeroso chegar a esse dia, e juntos, professor e ex-alunos discutirmos a construção de nossa Bela Capelinha.

    Somos um grupo que nasceu da indignação com toda essa politicagem que vigora na nossa querida Capelinha.

    Almejamos outros projetos, uma nova cultura, um outro jeito de fazer política (ou talvez não um novo jeito, mas uma política verdadeira.Pois o que acontece em nossa cidade é politicagem desmascarada!)

    Não queremos nada além do pleno cumprimento da nossa Constituição e outras legislações que competem aos Poderes Executivo e Legislativo observarem.

    Reconhemos a importância da cidadania ativa e, em sua maioria, desacreditados da democracia "representativa", entendemos por melhor ao progresso da sociedade a tão nascitura DEMOCRACIA PARTICIPATIVA; aquela em que nós cidadãos participamos e fazemos valer o Regime Democrático consolidado após a Constituição de 1988.

    Ainda não somos em numero suficiente para que possamos construir uma organização, com reuniões, etc. Mas confiamos plenamente nas redes sociais e no poder que essas ferramentas contêm para que logo possamos ser um movimento ativo!

    O brasileiro, atualmente, passa em torno de três horas por dia navegando na internet.Isso indica um ótimo sinal!Pois se está na internet possui a liberdade de escolher onde navegar, ao contrário da TV, que constroem a programação conforme os interesses capitais.

    É uma honra ter o Sr. apoiando o Movimento Muda Capelinha. Seja um seguidor do Blog. Ele entrou no ar há 5 dias e está livre para qualquer cidadão expressar suas opiniões e ideias.

    E não só um seguidor, seja também um MEMBRO dessa pequena semente que espera seus cultivadores para que dê muitos

    O endereço do blog é http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/

    Fique a vontade para nos mandar artigos através do e-mail movimentomudacapelinha@gmail.com

    Em breve faremos conferências no MSN para discutir diretrizes para o Movimento.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  60. Elson Lucio.
    Tenho CPF, RG e endereço fixo se precisar...
    Há alguns dias, venho acompanhando e lendo comentários e discussões postadas neste Blog, que no meu ponto de vista é uma das formas mais rápidas e sensatas de discutir os problemas sociais e políticos de uma cidade sem hipocrisias, bom mesmo se fosse uma mesa redonda. A liberdade de expressão é ignorada e interpretada por muitos de forma equivocada...( Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Estão de parabéns os que tomaram esta iniciativa. Pena que muitos não aproveitam a oportunidade para discutir de fato a democracia, direitos e deveres de uma sociedade. Sou a favor de qualquer movimento de interesse social e apoio esta iniciativa (MMC). Morei e conheci muitos lugares no Brasil, cada lugar com suas deficiências e eficiências uns mais eficientes outros menos e sempre vai ser assim. O que é repugnante e ver pessoas brigando se maltratando se desrespeitando por coisas sem fundamento e que não vai levar a lugar nenhum. O que se discute atualmente é a situação política da nossa cidade, (Eu digo nossa, porque já me sinto filho de Capelinha, adotivo mas sou, garanto... amo mais minha madrasta que muitos filhos naturais daqui. Faz longos 4 anos que aqui estou e pode fazer neste tempo, uma analise geral dos fatos, conclusão!!! Um diamante mal lapidado. É uma pena!!!! Mais vai aqui algumas idéias que bem planejadas é uma saída para mudar o conceito político da sociedade e melhorar a moral dos que nos representam...

    Continua....

    ResponderExcluir
  61. Continuação...

    1 – Ao invés de gastar rios de dinheiro em uma demanda e projetos mal elaborados...Montem uma fundação...sim, “Fundação de Saúde ...Pedro Vieira.....ou Fundação de Saúde Gelson Cordeiro. Só para mulheres vamos atender pessoas idosas e gestantes. Evitar o constrangimento destas na fila e demora na hora de ser atendida pelo SUS, não que é ruim, mais poderia ser melhor...Estas pessoa vão ficar satisfeitas e nunca vão esquecer o nome desta fundação. E o melhor, por mais que invista um pouco do dinheiro próprio, ele logo será restituído por recursos de fundos para estas finalidades. E outra a melhor restituição é o reconhecimento, o que mais quer um homem publico??

    2 - Na educação...precisamos de um “Centro de Preparação Profissional” vamos estigar nossos jovens a serem bons profissionais, talvez só esta faltando isso, QULIFICAÇÂO...mas precisa partir da iniciativa publica, hoje esta muito fácil construir um galpão e conseguir doação de maquinas e implementos para uma situação assim...mas esta nas mãos dos caras. Tem muita gente preparada e disposta a trabalhar ao menos 4 horas por dia na preparação de jovens. Torneiro mecânico, Mecânico de autos, Eletricista, Carpinteiro, Pedreiro, Tec. Informática, e muito mais.

    3 – Esporte...humm, esta parte é a melhor...Já imaginou!!! “Complexo Esportivo Fulano de Tal” o nome é importante, mas qual nome!??? Local: Praça de esportes + (Parque de exposição) que no meu ponto de vista já passou da hora de sair dali...e dar lugar a um grande local para pratica de esportes, garanto traz muito mais benefícios a sociedade... já imaginou? Pista de atletismo, Quadras, Piscinas, Pista para skate nossa estou sonhando!!! Não, não é sonho tudo podemos naquele que nos fortalece, esta escrito. Estamos em um pais de Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, tem muito recurso pra isso, já imaginou como seria um orgulho ter em nossa cidade um atleta profissional reconhecido mundialmente? Digo mais, tem dinheiro que ainda da pra pagar uma bolsa/incentivo de no mínimo R$ 30,00 (Trinta Reais) mensais para jovens atletas freqüentarem a escola e praticar esportes no mínimo 3 vezes por semana.

    Minha gente, da pra fazer é só querer...Um amigo meu, um dia em uma conversa me disse...Elson, não se muda uma cultura!! Sim, concordei com ele, pois ele queria mudar uma cultura de um dia para o outro, assim não funciona mesmo, temos que mudar uma cultura pra melhor mas com muito trabalho união e sabendo que muito provavelmente não veremos esta mudança, isso não importa, o importante é termos consciência que precisa mudar e precisamos fazer parte desta mudança. 2012 vem ai, vamos juntos mudar o conceito político da nossa cidade isso sim é uma resposta rápida e precisa, é uma questão de atitude.

    Parabéns pela iniciativa do MMC, precisa divulgar esta idéia.

    ResponderExcluir
  62. Comentário louvável do companheiro Elson! Parabéns!
    O MMC está em total acordo com suas ideias!
    Ajude a construir o Movimento conosco!
    Siga-nos no blog http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/

    Um grande abraço!

    MMC

    ResponderExcluir
  63. Concordo com o Elcio,mas, sonho mais alto do que ele: o trabalho é a fonte da qualificaçao,afinal,o que é um diploma sem a pratica?Mas, Capelinha precisa de voos maiores.Sim aos cursos de qualificaçao simples,mas, SIM tambem as escolas tecnicas federais,SIM a um polo universitario,SIM a um centro social em que as familias possam se reunir , SIM à valorizaçao da cultura local,com projetos que estimulem os artistas da região,SIM aos politicas publicas dos governos estaduais e federais que a administração de capelinha sequer toma conhecimento.Há muito o que fazer,mas, tudo depende da cobrança dos cidadãos que deixaram a politicalha chegar a este ponto.Tambem precisamos desconstruir a politica da VENDA DE VOTO.Vamos denunciar os vendedores de votos,eles são alvos mais faceis de serem pegos,nem por isso são menos desonestos do que aquele politico que quer comprá-lo.NAO AO VENDEDOR DE VOTO e NÂO AO COMPRADOR.Tenho CPF ,RG ,endereço fixo e ficha limpa.Não sou candidato a nada e moro em outra cidade.Não vou assinar meu nome.Não vejo necessidade de ir para o universo da WEB por causa de politicos e eleitores atrasados e desonestos,que ficaram no passado 30.

    ResponderExcluir
  64. Elson Lucio

    Gostaria de mandar um abraço ao amigo "Anônimo" que comentou meu Post no dia 02 de Fevereiro 2011, fico feliz por você ser também um sonhador de boas idéias, tomara que alguém dê atenção aos nossos sonhos, que não são só nosso, mais de milhares de pessoas.

    Bem, gostaria de mudar um pouco o foco da política local e mostrar um exemplo longe daqui.
    Por isso que eu amo o futebol...
    Sabia que, Em algumas áreas rurais de países como Tanzânia e Burundi, albinos são caçados e têm o corpo retalhado para ser vendido aos fornecedores de produtos para mandingas. As partes mais valorizadas podem atingir até US$ 5 mil.
    Oscacr Haule é um empresário da Tanzânia. Ele não é um albino, mas ele tem uma visão para albinos. Ele quer que o mundo reconheça que os albinos são apenas como todos os outros, pois eles podem fazer o que outros fazem, pois eles são seres humanos e não deve ser morto. Ele decidiu que essa mensagem poderia ser mais bem distribuída pelo exemplo e pela exposição e num mundo alimentado por tantos pelo futebol, que melhor maneira do que um time de futebol com jogadores albino? Ele então fundou um novo clube de futebol - o Albino United. Uma equipa composta por jogadores albinos, com vista a acabar com as tradições macabras que se mantêm na África Oriental.
    Esta de parabéns este cidadão, da Tanzânia.

    Será que nossos problemas são maiores do que estes??
    O que esta faltando para que as coisas aconteçam de fato?

    ResponderExcluir