terça-feira, janeiro 18, 2011

SAIBA MAIS: Projeto Intolerância Zero

Marli Andrade
Num sentido social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. No cotidiano, a intolerância é uma atitude expressa através de argumentação raivosa, menosprezando as pessoas por causa de suas diferenças de cor; de classe social; diferenças religiosas ou características físicas; orientação sexual e muitos outros, retratando algo negativamente devido aos próprios preconceitos.
O Jornal “A Cidade”, com intuito de promover a discussão quanto ao tema em nossa cidade, criou uma enquete no Blog do Jornal para fazer uma leitura da situação atual. A partir daí, vem estabelecendo parcerias que tem por objetivo levar a um amplo público e às organizações sociais, temas de interesses comuns, dos mais diferentes campos das Ciências Humanas que possam contribuir para maiores esclarecimentos e melhor forma de condução para a tão sonhada Tolerância Social.
Os parceiros confirmados vêm se reunindo com a redação do Jornal para elaborarem estratégias que permitam os diversos públicos, formadores de opinião, ter contato com palestras, informações, experiências exitosas propiciando novos desafios ao conhecimento e reforçando as idéias de democracia e cidadania.
Nesta primeira edição do projeto proposto abordaremos sobre o Racismo, Homofobia, Deficiência, Diferenças de Classe Social e Religiosa.
Os meios utilizados serão artigos no Jornal, Panfletos Educativos, anúncios em rádios, camisetas, “terrorismo poético”, palestras, dentre outros.
 Em breve, entraremos em contato com aqueles que acreditamos ser um parceiro em potencial por conhecermos suas atitudes de tolerância e amor ao próximo; àqueles que se identificarem com a proposta, fiquem à vontade para procurar a redação do jornal e/ou parceiros.
Parceiros já definidos: Rogério Macedo Coelho – Professor de Filosofia, Sociologia e Ética; Ilcileide Luiza de Oliveira – colaboradora da “Educar do Brasil”; Marize Cordeiro de Andrade – Diretora do Sind-UTE; Grupo de Teatro Anim’Art e Câmara Municipal de Capelinha.
 Sou também parceira do projeto uma vez que a psicanálise, ao deter-se no desenvolvimento do sujeito, permite aprofundar o olhar sobre as condições necessárias ao processo de crescimento e seus desdobramentos. Levando sempre em conta as relações intersubjetivas, além de auxiliar na compreensão das diversas relações envolvidas neste processo.
Uma educação para a tolerância visa compreensão e busca dar condições éticas para que possamos nos voltar para o Outro, de modo a acolher as diferenças e contribuir na construção de um mundo mais solidário.

Marli  Andrade 
Psicanalista - Psicopedagoga
CNP – ESPO nº 0705-59

2 comentários:

  1. Caríssima Marli Andrade,penso que você foi muito feliz no seu texto e gostaria de deixar aqui minha pequena contribuição.A maioria dos conflitos que encontramos são originados em situações de intolerância mútua, pois a vida em sociedade, em família ou em qualquer trabalho, seja este em equipe ou não, exigem o exercício constante de tolerância. Tolerar é desculpar, admitir e respeitar as idéias contrárias, conseguindo emitir a sua opinião, sem impor a própria vontade aos demais.
    Ser tolerante é aceitar, admitir e respeitar os modos de pensar, agir e sentir das outras pessoas que, quase sempre, diferem dos meus. Não é suportar com indiferença, mas é ter respeito e entender o outro como eu gostaria que ele me entendesse. Todavia, para isso é preciso ser empático, ou seja, ter a capacidade de imaginar-se dentro das situações alheias para entender o que está acontecendo, é conseguir reconhecer os sentimentos das experiências vividas por outras pessoas.Ser tolerante não significa deixar que os outros nos façam de bobos, aceitando tudo e encobrindo todas as falhas, é saber corrigir, orientar, alertar, mostrar um caminho e a verdade, sem soberba ou radicalismo. Podemos tomar atitudes que deixam claras nossas posições, sem ofender ou ser intransigente, muito menos sem ficar em cima do muro, agindo de forma mascarada ou hipócrita. Por exemplo, posso ser intolerante com a mentira e a desonestidade, entretanto não preciso ser cruel com o mentiroso.A tolerância não implica em abrir mão dos próprios princípios, valores, cultura, crenças e hábitos. Ao contrário, a pessoa que está convicta de seus valores tem mais capacidade de compreender e tolerar as peculiaridades de cada um, e até mesmo a ignorância dos outros. O intolerante, em geral, é um frustrado, inseguro, infeliz ou invejoso, que não suporta o confronto com as diferenças, sendo que isso o torna ainda mais exigente e rígido com os demais, e consigo mesmo.Os excessos nunca são bem vindos, para ser tolerante é preciso avaliar e compreender, usando de sabedoria para descobrir quais as circunstâncias ou até que ponto pode-se tolerar o outro, sem ser permissivo ou omisso em demasia, já que a displicência e a omissão são apenas um sinal de descaso e irresponsabilidade.Saber trabalhar com a tolerância e estabelecer limites implica em vários fatores, podemos dizer que um dos principais é o de conseguir lidar com o sentimento da frustração. Como por exemplo, nas situações que impõem restrições ou limites, pode-se ocorrer sentimentos de raiva, contrariedade ou ódio, que variam de pessoa para pessoa, já que a forma de suportar cada um deles foi estruturada nas experiências que adquiriram quando criança.Assim, ser tolerante e delimitar limites é um processo lento e bastante trabalhoso, que implicará muitas renúncias. Para ninguém é fácil abandonar algo conhecido e prazeroso, Freud já descrevia esse processo dizendo que o aparelho mental é regido pelo princípio de prazer/desprazer e pelo princípio da realidade.

    ResponderExcluir
  2. Sou também parceira do projeto uma vez que a psicanálise, ao deter-se no desenvolvimento do sujeito, permite aprofundar o olhar sobre as condições necessárias ao processo de crescimento e seus desdobramentos. Levando sempre em conta as relações intersubjetivas, além de auxiliar na compreensão das diversas relações envolvidas neste processo. para que tanta lorota, simplifica gente, simplifica...

    ResponderExcluir