terça-feira, fevereiro 08, 2011


Muitos questionamentos tem surgido a respeito do meu não apoio ao MMC ( Movimento Muda Capelinha).

Dentre muitas questões, chegam a acusar o Jornal A Cidade de ter se vendido. O grande problema dessa afirmação, é que o jornal está a 9 meses em Capelinha, já sofreu ameaças de processo mas nunca recuamos nas denúncias de erros públicos em Capelinha.

Eu ando a pé, não tenho moto nem carteira de motorista. Sofro para subir e descer morros em Capelinha, me desdobro dia e noite para levar notícia de qualidade para a população e o que recebo em troca muitas vezes é uma ameaça de processo por estar falando a verdade.

Seria cômodo para mim criar um blog e postar notícias, dá menos despesas e muito mais lucro. Acontece que 60% da população e 70% dos políticos não tem acesso a internet em Capelinha. Falo e provo.

É louvável o movimento sim, mas precisa ser mais que um blog na internet se o objetivo  for esclarecer a população e fiscalizar os políticos. Até hoje, tenho conhecimento apenas de um Vereador e um secretário que conhece o movimento.

Não sou contra quem me critica anonimamente, mas não sinto no dever de responder as crítica, creio que os políticos de Capelinha pensam a mesma coisa. Todo e qualquer movimento seja social, seja pedagógico, seja qualquer  outro precisa de uma representatividade.

Dou a cara para bater, denuncio os erros e não tenho medo de ser pressionado ou intimidado. Se me pressionarem, eu denuncio para o MP, ganho a causa na justiça e faço da vitória matéria de capa.

Voltei com o link, mas reafirmo novamente minha posição, o Jornal não apóia mais o MMC pois não condiz com a política de representatividade daquilo que o Jornal A Cidade Acredita.

O NÃO apoio de agora não impede que futuramente o Jornal venha apoiar o MMC.

Um Abraço a todos!

Hélio Silva de Souza
Redator Chefe
Jornal A Cidade


Esclarecimento

Prezados leitores

Venho informar que o Jornal A Cidade continua apoiando o MMC. O único motivo de não ter o link é que o jornal A Cidade quer ver o grupo sair do Virtual e ir para a realidade.

Depois de quase um Mês de Movimento, não existe um responsável dele aqui em Capelinha. 

Não basta fazer um blog na Internet, não basta fazer um Orkut, não basta fazer uma petição pública, é preciso ir além disso.

O Jornal A Cidade tem o direito de apoiar ou deixar de apoiar segundo aquilo que crê. Temos Nome, Endereço e identidade. 

As acusações vinda de anônimos nada mais é do que pessoas que infelizmente não tem nome,endereço e identidade.

 Estamos a disposição para qualquer esclarecimento, desde que, não seja postado em anônimo.

13 comentários:

  1. Parabens Helio pelas suas palavras,
    realmente querer que as coisas mudem somente atraz de um computador, é muito fácil.
    Este movimento tra vergonha as verdadeiros movimentos mineiros contra os governos ditadores e repressores. Tiradentes não ficava sentado no bar da esquina dizendo mau daquele ali ou aquele lá, ele foi a luta, mesmo que custasse sua vida, esse sim é um revolucionário, não meia duzia de aborrecentes que nem de politica direito entendem que criam blogs e dizem que estao salvando o mundo.

    faça-me o favor.

    A mídia tem que apoiar sim, movimentos serios e que tem responsabilidades e deveres a cumprir.

    abraços.

    Eleitor consciente.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Helio.

    Eu lhe indaguei a respeito de seu apoio ao MMC,que eu apoio desde a primeira hora.Voce respondeu como se eu lhe fizesse uma cobrança o que na verdade,era um estanhamento.Eu acessava o MMC pelo link em seu jornal.

    Voce cobra nomes do MMC.Eu nao sei os nomes das pessoas que o apoiam.Mas sei do meu,que registro abaixo:

    Maria do Rosario Sampaio
    Jornalista
    Pedagoga
    Especialização em Sociologia
    Especializaçao em Saude do Trabalhador
    Msc em Ergonomia-UFMG
    Dout em PPSGSS -UERJ
    Pesquisadora Trabalho&Saude da FUNDACENTRO-MTE

    Continuo a lhe apoiar e ao MMC.E penso que assinar como anonimo é legitimo.Não há lei que obrigue a pessoa a assinar qq coisa na NET.A liberdade de expressão é total,dentro dos limites já impostos pela legislaçao.(pedofilia,contrabando, calunia,etc) .Pois é! Posto aqui,no MMC ,Na Folha de SP, no conversaafiada,no biscoitofinoeamassa,no viomundo,no diplomatique,no blogdadilma,no blogdobanu e no observatoriosocaldojequitinhonha e por ai vai.Sorte para voce.E bons politicos para o Vale do Jequitinhonha e para Capelinha: esta precisa deles urgentemente! Apoio toda iniciativa a favor de resgatar os valores eticos no zelo da res-publica em qq parte do Brasil e do mundo.Eu e um mundo de pessoas que creem que "Um mais um é sempre mais que dois" .O politico que cuida do bem publico como se fosse um bem privado merece total repreensão e dependendo do exagero ,INTERDIÇÂO,como ocorre em muitos municipios que tem uma sociedade civil organizada.É neste caminho que anda o MMC:tenta alertar o povo para os descasos e desmandos do grupo politico ora no poder e que nao diz ao que veio.
    Obrigada pelo espaço.
    (Zara Sampaio)

    ResponderExcluir
  3. O eleitor consciente ai acima tambem nao se identificou !

    ResponderExcluir
  4. Estou lhe estranhando ,Helio.A diefrença entre um jornal e o MMC é que os propositos deste ultimo se aliam ao bem comum , os do jornal A cidade é um empreendimento financeiro e como tal procura vendas e margens de lucro que lhe garantam sobrevivencia.Um é movido a idealismo ,o outro é movido a venda de anuncios.

    ResponderExcluir
  5. concordo, este MMC, nem tem um responsalvel, gostam de apontar defeitos, não apresentam soluções e é um grupo de anonimos, ninguem conhece ninguem viu.

    quem é o cabeça do movimento, alguem tem que se responsabilizar ou responder pelo Movimento.

    Realmente é facil apontar o dedo, mas mostrar a solução é pra poucos.

    Gente se querem fazer um movimento em prol de capelinha, vao de casa em casa colhendo assinaturas, criando passeatas de conscientização, porque ficar só no virtual falando que tem que fazer é facil.

    Pedro vieira precisa ser precionado na vida real, porque pela internet ele ta pouco lixando, vamos vazer abaixo assinados, conscientizar a população dessa picaretagem dos Vieiras, dos Pimentas e dos Cordeiros da vida.

    MMC parem de ser medrosos, e mostrem a cara nas ruas, nos sindicatos, na câmara, na prefeitura.

    Mãos a Obra, porque viver de blog e navegando no orkut com o ar condicionado ligado e ouvindo musiquinha em sua casa aconhegante é facil, enquanto a população esta sofrendo com esse governo de unuteis.

    ResponderExcluir
  6. Por um jornalismo ISENTO! As fotografias a sujeira do corrego areao estão bombando.Elas sao reais.a situaçao sanitaria do corrego nao foi inventada ,basta vc fazer um visitinha e verá.Mais tarde ,vamos postar do cemiterio ,que nem os mortos nem a saude publica sao respeitados por esta administração.

    ResponderExcluir
  7. O MMC tem lutado pelas causas capelinhenses, não precisamos mostrar nossa cara, pois em capelinha ainda vivemos no tempo do coronoelismo, se mostrar-mos quem somos nos perseguem.

    O MMC pode esta atraz de um computador mas estamos fazendo alguma coisa, enquanto muitos não fazem.

    não falamos contra os cordeiros porque eles não estão no poder, mas quando eles entrarem vamos estar a observar as ações deles.

    O MMC é o coração de Capelinha.
    Força rapaziada.

    ResponderExcluir
  8. Um blog que modera os comentários de seus leitores segundo critérios que ninguém sabe quais são não tem nenhum direito de cobrar rostos para nenhum movimento.

    E se tal o faz é por que não parece ter entendido sua proposta real. Esse movimento é pautado pelo cooperativismo e o único nome que precisa aparecer é aquele que o povo dessa cidade ainda não conhece: o de Cidadão. E na acepção mais restrita do termo, consciente de seus direitos.

    Eu quero ter o prazer, Hélio, de algum dia poder postar em seu blog e em qualquer outro sem ter que me esconder atrás de um Anônimo ou falso nickname por conta de represálias, tanto a mim quanto a minha família.

    Avalie bem o julgamento precipitado que vc está fazendo, e essas suas exigências. Sabemos que sua intenção é das melhores possíveis, mas pode acabar por beneficiar terceiros que não estão exatamente interessados em nenhuma mudança.

    O movimento é muito novo e, como vc mesmo disse, tem só um mês de existência. Líder agora pra quê?
    Para termos um mártir, um representante que será julgado e achacado por bocas malditas nas ruas da cidade, tal qual foi desejado pelo Anônimo de 8 de fevereiro de 2011 09:06?

    O blog do MMC, orkut e afins tem o objetivo de facilitar a articulação entre os seus membros, que traçam as diretrizes do movimento e expõem o descaso que alguns dos habitantes da cidade tem com a mesma, assim como vc faz aqui. E qualquer um pode participar, manifestar-se, descarregar sua frustração. Sem material, provas, não é possível realizar nada e, no momento, o movimento está reunindo fatos para exibir para a população.

    Faço coro a Zara Sampaio, que como eu acredita ser possível resgatar valores éticos ao meio político.

    Algumas pessoas criticam, dizendo ser um bando de adolescentes que se acham capazes de salvar o mundo. Para essas toupeiras eu só digo que sim, eu abraçaria o mundo se pudesse. Tenho apenas 20 anos, sou só uma estudante e para evitar que eu vire um ogro desses me dou o direito de sonhar. E de agir. Por um ambiente mais agradável, por pessoas que saibam conviver em grupo decentemente.

    ps: Anônimo de 8 de fevereiro de 2011 16:31, vc também está cansado desse "governo de inúteis"? São ótimas as suas propostas, pq não coloca em prática? Sugestão boa no local errado ecoa no vazio. http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. "me desdobro dia e noite para levar notícia de qualidade para a população e o que recebo em troca muitas vezes é uma ameaça de processo por estar falando a verdade."

    Parabéns Hélio, mas não reclame pq quem entra na chuva é pra se molhar mesmo. Vc conhece muito bem o comportamento das pessoas da terra onde vive.

    Quanto as críticas ao blog e ao jornal, pense que elas sempre acrescentam algo a mais a vc, são construtivas.

    Lembra que foi a partir de algumas delas que vc decidiu fazer um curso de português? É benefício pra ti e pra quem te lê.

    Paciência e coragem garoto!

    ResponderExcluir
  10. Assim ficou bem mais razoavel e condizente com os novos tempos da comunicaçao on line.MMC !MMC!

    ResponderExcluir
  11. A quem escreveu "MMC parem de ser medrosos, e mostrem a cara nas ruas, nos sindicatos, na câmara, na prefeitura".

    O MMC já deu as caras : eu sou uma delas.E voce,o que fez ou pretende fazer nesse caos que virou a sua,a minha, a nossa cidade? Todos os anos eu tenho impostos a pagar e nao sonego um centavo.Como todos os que pagam impostos, eu quero ver as pessoas felizes em suas cidades por que sao acolhidas em suas necessidades.O Estado no Brasil tem sido maximo para os ricos e minimalistas para quem mais precisa dele.No caso de Capelinha, o caos é tanto que atinge a todos indistintamente - o corrego, o açougue, o cemiterio, as ruas .Mais: um braço quebrado fez uma trabalhadora pobre levar seu filho a Diamantina.Adivinhe suas despesas com o tratamento.Imagine o que é uma cidade em que gente trabalhadora não tem o direito de tratar de um braço quebrado em sua cidade.Diamantina fica a 220 km, Teofilo Otoni ou Montes Claros tambem ficam longe.E voce faz condena o MMC?Enquanto "crìtica da crîtica critica" ,a sua postagem é o vácuo.

    ResponderExcluir
  12. Gente vai começar a primeira ação do MMC. Nós vamos na reunião da Câmara semana que vem e vamos levar algumas notas de reais. Caso algum vereador se manifeste contra nós vamo só levantar o dinheiro sem barulho porque dizem que lá num pode manifestar. Com o gesto queremos dizer que tem vereador comprado na câmara. Quem? Tirem a conclusão através das ações deles. Veremos quem vai criticar os principais assuntos abordados aqui que são de resposabilidade da prefeitura. Verao que o prefeito terá defensores que antes eram críticos.

    ResponderExcluir