ATENÇÃO: FAÇA PARTE DESSA CAMPANHA!
Para informações e sugestões contacte-nos: acidadeweb@gmail.com
Texto Publicado no Blog do Movimento Muda Capelinha
Devido à várias solicitações de cidadãos que se expressaram indignados, pelo nosso blog e e-mail , mediante ao Projeto de transformação da nossa Cadeia Pública em Cadeia Estadual aqui segue nossa opinião:
Mais uma vez o Executivo e o Legislativo deram um "show de democracia" ao assinarem o projeto que torna a Cadeia Municipal uma instituição Estadual.
Decisões como essa denotam o "respeito" da administração ao povo. Será que nossos representantes já ouviram falar em Plebiscito? Um projeto assim impacta diretamente na vida do povo, por isso é preciso ser decidido de maneira democrática!
Chega de desrespeito com o povo! Um candidato não é eleito para fazer o que bem entender, é eleito para representar a vontade do povo! E agora nós perguntamos: O povo foi consultado? Qual a vontade da população? Será que os cidadãos aceitam de bom grado tal projeto? Que tal um plebiscito?
Será que o povo quer trocar 50 empregos por 400 novos detentos de várias cidades de Minas? Qual será o impacto para a nossa cidade? Será que estes presos não atrairão outros?
O que parece é que tal projeto "caiu do céu!", alguém, lá do governo, apresentou a proposta e... Capelinha aceitou o cadeião do Anastasia! Se pedirmos ao governador investimentos na educação, o que será que ele diz? Tomara que não faça o mesmo que Aécio, eleito o pior governo no quesito "educação".
Ao nosso ver, não passa de um "presente de grego"! Agora, pensemos... Se fosse um projeto voltado para o esporte, para a saúde, ou para qualquer outra área, chegaria em nossas mão com tanta facilidade? Ou como diz o ditado: "Quando a esmola é demais o santo desconfia...".
A UTI e o Centro de Hemodiálise não chegou até nós! Logo Capelinha que é pólo econômico e tem o 2º maior PIB do Vale do Jequitinhonha! Qualquer coisa que demande a elaboração de um projeto passa longe de nossa cidade...
E o pior, pelo jeito, estão anunciando tal projeto como se fosse algo esplendoroso! As vantagens? Até agora não nos foram apresentadas! Até que se prove o contrário, nós do Movimento Muda Capelinha vamos dizer: Xô cadeião! Aqui não!
O cadeião podia passar direto e ir pra Itamarandiba. Lá que ainda tem briga de gangues de bairros que mata gente todo dia.
ResponderExcluirVamos ir para as ruas de capelinha fazer passeatas e protestos, cadeião aqui não, fora cadeião....vamos providenciar faixas cartazes marcar passeatas e manifestações afinal quem manda na cidade não e o prefeito e nem vereadores quem manda somos nós o povo pois que elege eles somos nos do mesmo jeito que colocamos eles nós podemos tirar, vamos se organizar fora cadeião. O povo unido jamais sera vencido, fora cadeião....
ResponderExcluirpelo que parece o jornal a cidade, esta vivendo em poupa, as materias que o jornal está pubicando,estão dando o que falar. colocou os outros meios de comunicações no bolso. continue caminhando com o povo e não contra o povo como os tres patetas.
ResponderExcluirSOU A FAVOR!!!! O SISTEMA PENITENCIÁRIO ATUAL DE CAPELINHA NÃO OFERECE POSSIBILIDADE DE REABILITAÇÃO NENHUMA AOS REEDUCANDOS, SEM FALAR QUE A ATUAL CADEIA PÚBLICA NÃO OFERECE SEGURANÇA ALGUMA A SOCIEDADE QUE FICA A MERCE DE QUALQUER MOMENTO OCORRE UMA FUGA.SEM FALAR QUE INEXISTE HOJE ESPAÇO PARA OS ADVOGADOS PODEREM TRABALHAR. MARCELO GOMES RAMALHO ADVOGADO CAPELINHENSE
ResponderExcluirTodos sabem e não é demagogia afirmar que o sistema penitenciário brasileiro é um grande fracasso! Além de ter um custo dispendioso para a sociedade, o sistema penitenciário não cumpre com a sua tarefa de ressocialização para permitir aos detentos um retorno seguro à sociedade, isso se comprova pelos altos índices de reincidência.
ResponderExcluirPorém, não acredito que o fato do estado assumir a cadeia de capelinha traga riscos à sociedade,pelo contrário.
O modelo SUAPI é interessante, inclui projetos de ressocialização e investimento em reformas e desenvolvimento tecnológico(não prevê aumento de vagas nos presídios).
Além dos detentos receberem assistência odontológica, psicológica, social e jurídica, o modelo prevê projetos de ressocialização com ênfase na capacitação profissional.
Sem contar que a contratação dos agentes penitenciários permite que policiais civis e militares que realizavam a segurança da cadeia pública retornem às suas funções constitucionais de investigação e policiamento preventivo e repressivo.
Apenas não posso garantir que este seja um modelo de eficácia comprovada, e que o seu retorno social seja vantajoso.
Porém, acho que essa discussão exige sobriedade e que o esclarecimento sobre o tema seja primordial. Por enquanto o que eu presenciei foi apenas um grito desesperado da sociedade civil que ignora a proposta e dá ouvidos à informações não comprovadas.
Grato,
Eduardo Lima, Estudante de Direito.
MARCELO GOMES RAMALHO ADVOGADO CAPELINHENSE
ResponderExcluirVc nasceu em Capelinha? Vc está interessado em ganhar mais dinheiro ou com o bem estar de todos? Se nasceu em Capelinha,vc nao a ama tanto assim.
Se nao nasceu ai,peca a Anastácia para criar um cadeiao na sua cidade natal e mude para lá!
Chega de filosofia portuguesa em Capelinha : gente de fora vem, ganha tubos de dinheiro ,nao participa de nada para que a cidade melhore e depois de ricos,vao embora ...