quarta-feira, março 28, 2012

Capelinha: 2ª Cidade no estado em geração de emprego!


Por Tico Neves 

O município de Capelinha vive um momento tão extraordinário em termos de desenvolvimento que parece ultrapassar todos os limites do imaginável. Poucos dias após ser contemplada com um Campus da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Capelinha acaba de conquistar uma marca histórica no desenvolvimento socioeconômico. O Jornal “Estado de Minas” publicou reportagem nesta segunda-feira, dia 26 de março, apontando o município com uma taxa de emprego formal acima da média nacional em 2011.

A matéria usou como fontes recentes dados divulgados pelo governo federal através do Ministério do Trabalho e Emprego. No levantamento, em 2011 Capelinha apresentou um crescimento na oferta de vagas formais de 12,22%, enquanto em Minas Gerais o aumento foi de 5,73% e no Brasil 5,71%. Em comparação a outras cidades do norte e nordeste de Minas, Capelinha ficou à frente de Montes Claros, Curvelo, Janaúba, Januária, Salinas, João Pinheiro, Pirapora, Paracatu e outras. Capelinha ficou atrás apenas de Porteirinha, no norte de Minas.

O registro positivo de empregos com carteira assinada em Capelinha foi destaque no país graças ao impulso no setor da construção civil, comércio varejista, cafeicultura e atividades madeireiras. Os dados também confirmam Capelinha com a maior renda per capta, o segundo maior PIB e a quarta maior população entre os 86 municípios do Vale do Jequitinhonha, devendo chegar à condição de segundo maior índice populacional nos próximos dois anos.


CRESCIMENTO DE EMPREGOS EM 2011:
Porteirinha ................... 21,53%
Capelinha .................... 12,22%
Salinas ......................... 11,5%
Janaúba ........................ 11,28%
Januária ....................... 10,38%
João Pinheiro ..............  9,29%
Bocaiúva ..................... 8,19%
Pirapora ...................... 7,88%
Montes Claros ............ 7,87%
Paracatu ..................... 7,64%
Curvelo ...................... 7,63%
Brasil ......................... 5,73%
Minas Gerais ............. 5,71%

Nenhum comentário:

Postar um comentário