quinta-feira, setembro 29, 2011

População faz fila para doação de sangue


Hélio Silva 
No último fim de semana (dias 23 e 24), a população de Capelinha procurou a equipe do Hemominas na Escola Estadual Coronel Coelho, no centro, para doar sangue, em um grande gesto de solidariedade. Ao todo, mais de 180 pessoas fizeram doação durante os dois dias.

Antes da retirada do sangue, uma profissional da Fundação, que tem núcleo em Diamantina, explicou aos doadores os critérios para os candidatos, e o valor do gesto realizado. “Não existe nada que possa substituir o sangue”, comentou.

A professora Estelmira Sampaio, 42, do bairro Maria Lúcia, disse acreditar que com essa atitude é possível salvar vidas. “Essa é a quarta vez que pratico este gesto, acredito que todos possamos agir com solidariedade” relatou. O lavrador Roney Lopes, 26, que também já é doador voluntário, disse estar motivado em ajudar, pois algum dia pode também necessitar de doação.

Além de colaborar com vidas, quem realiza doação tem a oportunidade de fazer exames para detectar alguma doença transmissível pelo sangue.

Homens e mulheres que não doaram podem procurar a secretaria municipal de Saúde e solicitar agendamento para doação em Diamantina. Homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, até três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário